FEIRANTE é festejado e Governo do Amazonas recebe homenagem na Câmara Municipal de Manaus

São 58 edições de feiras regionais no Amazonas, sendo 14 na capital e 44 no interior.

Michele Bessa e Yomara Lins, em Manaus. (FOTO: Thiago Mendes/CMM )

Michele Bessa e Yomara Lins, em Manaus. (FOTO: Thiago Mendes/CMM )

MANAUS - Em celebração ao dia do feirante, comemorado no último dia 25 de agosto, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) recebeu, nesta quarta-feira (30/08), uma homenagem em Sessão Solene, no Plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus. A presidente da ADS, Michelle Bessa participou da solenidade representando o governador, Wilson Lima. A propositura da homenagem foi da vereadora, Yomara Lins (PRTB).

"Em nome do secretário de produção rural, Daniel Borges, e do governador Wilson Lima, estou aqui para parabenizar os feirantes por esse dia. O programa de feiras da ADS é uma das iniciativas que mais cresce. Hoje temos 58 edições de Feiras Regionais no Amazonas, sendo 14 na capital e 44 no interior, em 37 municípios", salientou a presidente da ADS.

A ADS é o órgão do Governo do Amazonas responsável pela execução do Programa de Feiras, conhecido como a tradicional feira do Amazonense. As feiras são importantes canais de comercialização de produtos agropecuários e fontes de renda para agricultores, contribuindo para o abastecimento das famílias amazonenses.

"Nós temos um carinho muito especial por esse programa, porque é onde os produtores rurais, os feirantes de uma forma geral podem comercializar os seus produtos. O Governo do Estado cede todo esse espaço, dá todo esse apoio e faz a gestão dessas feiras para que familiares, bem como homens e mulheres, produtores rurais, possam vender os seus produtos", destacou a presidente.

Sobre as feiras

Atualmente, a ADS conta com 58 edições de feiras regionais no Amazonas, sendo 14 na capital e 44 no interior, alcançando 37 municípios.

As feiras da ADS estão presentes nos seguintes municípios: Alvarães, Amaturá, Autazes, Apuí, Barcelos, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Canutama, Careiro Castanho, Envira, Humaitá, Iranduba, Ipixuna, Itacoatiara, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manicoré, Nhamundá, Novo Airão, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Tabatinga, Pauini, Tapauá, Tonantins, Tefé e Urucará.

Balanço

Nos últimos quatros anos, a ADS investiu mais de R$ 10 milhões em kit feira. O resultado foi a comercialização de mais de 27 mil toneladas de alimentos, gerando mais de R$ 80 milhões.