Anatel inaugura laboratório especializado na análise de aparelhos clandestinos que captam sinal de TV

Medida faz parte do plano de ação para combate à pirataria na TV por assinatura, lançado em fevereiro.

Medida faz parte do plano de ação para combate à pirataria na TV por assinatura, lançado em fevereiro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inaugurou, nesta sexta-feira (1º), um laboratório especializado na análise de aparelhos de "TV Boxes" – usados para captar o sinal de TV por assinatura de forma clandestina.

O laboratório é fruto de um acordo com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) para analisar os equipamentos. A medida faz parte do plano de ação para combate ao uso de decodificadores clandestinos de TV por assinatura.

Em fevereiro deste ano, a Anatel definiu medidas para combater a oferta clandestina de conteúdo pago por meio desses aparelhos, além de iniciativas para mitigar riscos de segurança associados aos equipamentos piratas.

As "TVs Boxes" podem, por exemplo, ser controladas por terceiros e usadas em ataques hackers do tipo DDoS (negação de serviço distribuída, em inglês).

Nessas invasões, os hackers controlam os equipamentos para acessar um site ou aplicativo diversas vezes em curto período de tempo. Devido ao alto número de acessos, a capacidade dos serviços fica limitada, o que causa indisponibilidade – ou seja, os alvos desses ataques ficam "fora do ar".

Além disso, os equipamentos podem ter acesso a dados sensíveis do usuário, por estarem conectados à rede wi-fi.

Pontual: Pirataria digital causa prejuízo de mais de US$ 200 bilhões por ano (vídeo de 2019)