Brasileiro que ficou foragido por duas semanas nos EUA é levado para presídio de segurança máxima

.

Brasileiro que ficou foragido por duas semanas nos EUA é levado para presídio de segurança máxima
Danilo Cavalcante foi condenado à prisão perpétua por ter assassinado a ex-namorada. Após fugir da prisão no fim de agosto, brasileiro foi recapturado nesta quarta-feira (13). Danilo Cavalcante é transferido para prisão de segurança máxima, nos Estados Unidos

Danilo Cavalcante, o brasileiro que ficou foragido por duas semanas nos Estados Unidos, foi levado para um presídio de segurança máxima, de acordo com as autoridades norte-americanas. O fugitivo foi recapturado nesta quarta-feira (13).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O brasileiro foi condenado à prisão perpétua por ter assassinado a ex-namorada Débora Brandão Evangelista em abril de 2021. No final de agosto deste ano, dias após a condenação, ele conseguiu escapar da cadeia onde estava.

O governo do estado da Pensilvânia afirmou que a custódia de Cavalcante foi transferida para o Departamento de Correções do estado durante a tarde desta quarta.

Com isso, o brasileiro foi encaminhado para a Instituição Correcional Estadual de Phoenix, que é uma prisão de segurança máxima localizada no condado de Montgomery.

A prisão para onde Cavalcante foi levado tem capacidade para quase 4 mil detentos. Ao todo, 1.200 funcionários trabalham no local em tempo integral, segundo o governo da Pensilvânia.

O presídio também conta com serviços de educação básica para adultos e cursos profissionalizantes, além de oferecer programas para tratamento de agressores sexuais, usuários de drogas, prevenção de violência, entre outros.

Danielo Cavalcante em foto após a prisão, nos Estados Unidos

Pennsylvania Department of Corrections

Operação

Cavalcante escapou de uma penitenciária no dia 31 de agosto. Houve uma operação com cerca de 500 agentes para capturá-lo.

Na noite de terça-feira (12), policiais identificaram qual era o lugar onde o brasileiro se escondia, mas os agentes aguardaram até a manhã desta quarta-feira para agir.

Danilo foi imobilizado por um cachorro e depois levado para um distrito policial.

Brasileiro preso nos EUA: veja cronologia da fuga até a prisão de Danilo Cavalcante

Condenação

Débora Evangelista Brandão, assassinada por Cavalcante, morava nos EUA com os dois filhos quando foi morta. As crianças presenciaram o crime.

Segundo as investigações, o brasileiro não aceitava o fim do relacionamento e, desde 2020, ameaçava Débora. Ele foi preso pela polícia americana no estado da Virgínia menos de duas horas depois do assassinato.

"Diversas vezes ela terminou com ele, e ele tentando voltar. Não sei por que ele esfaqueou ela. Foi muito brutal", disse Sara Brandão, irmã de Débora, na época do crime.

Cavalcante foi condenado pelo crime no dia 16 de agosto. Segundo a imprensa norte-americana, ele aguardava ser transferido para uma penitenciária estadual antes de fugir.

Danilo Cavalcante, o brasileiro foragido nos EUA

VÍDEOS: mais assistidos do g1