Esposa de narcotraficante 'El Chapo' deixa prisão nos EUA

Emma Coronel Aispuro cumpriu quase dois anos de uma sentença de três anos por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Emma Coronel Aispuro cumpriu quase dois anos de uma sentença de três anos por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Traficante mexicano 'El Chapo' é condenado à prisão perpétua

Emma Coronel Aispuro, mulher do narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán, foi libertada nesta quarta-feira (13) nos Estados Unidos após cumprir quase dois anos de uma sentença de três anos por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Coronel, de 34 anos, saiu de um centro de reabilitação social em Long Beach, ao sul de Los Angeles, segundo o Escritório Federal de Prisões.

Ex-miss, Coronel se casou com o outrora poderoso chefe do tráfico quando era adolescente.

Guzmán foi extraditado do México para os Estados Unidos em 2017 e condenado à prisão perpétua em julho de 2019.

El Chapo e família

Julgamento de Coronel

Ela foi condenada a três anos de prisão nos EUA em novembro de 2021.

Durante o julgamento da mulher, os promotores e seus advogados de defesa argumentaram que Coronel não estava envolvida no núcleo principal do Cartel de Sinaloa de Guzmán, que enviava centenas de toneladas de cocaína, heroína, metanfetamina e outras drogas para os EUA.

Até mesmo o promotor do caso, Anthony Nardozzi, disse que o papel dela era mínimo.

"Ela não era uma líder, organizadora, chefe ou qualquer outro tipo de gerente, era mais como uma peça em uma grande engrenagem de uma organização criminosa", disse ele.

Apoio ao marido

Coronel ajudou a facilitar a fuga de Guzmán de uma prisão mexicana em 2015. Ela frequentemente comparecia ao julgamento de seu marido em Nova York.

Com dupla nacionalidade americana e mexicana, Coronel conseguia entrar e sair livremente dos Estados Unidos até ser detida no Aeroporto Internacional de Dulles, nos arredores de Washington, em fevereiro de 2021.