SEPROR e Idam entregam 42 mil alevinos à piscicultores de três municípios do Amazonas

Aproximadamente 25 piscicultores foram beneficiados

(Fotos: Diego Alves/Sepror)

(Fotos: Diego Alves/Sepror)

MANAUS - A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), entregou, na sexta-feira (15/09), 42 mil alevinos para piscicultores dos municípios de Iranduba, Manacapuru, e da capital, Manaus.

A distribuição ocorreu na Unidade Local do Idam da barreira, em Manaus, beneficiando cerca de 25 piscicultores com os alevinos de tambaqui. O objetivo da entrega é aumentar a produção de peixes no estado e gerar um crescimento na renda para as famílias dos piscicultores beneficiados.

De acordo com o secretário de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, a entrega fortalecerá a cadeia produtiva da aquicultura e incentivará o empreendedorismo entre os produtores "Com a chegada dos alevinos com certeza os piscicultores conseguirão uma grande produção de tambaqui para venda e, a partir disso, melhorar e transformar a vida dos produtores além de melhorar a renda no interior do Amazonas" afirma.


Para o piscicultor e presidente da associação comunitária rural de Boa Vida, Herculano Moura, a ação da Sepror em parceria com o Idam, facilitará a vida dos produtores. "Nós temos um compromisso com os produtores e a ação da Sepror da distribuição para piscicultores vai ajudar no aumento da nossa produção" comenta.

Em 2023, foram atendidos 13 municípios no estado com a entrega de mais de 940 mil alevinos da espécie de tambaqui, 5 mil de pirapitinga e 630 mil pós-larvas. A entrega beneficiou este ano cerca de 564 piscicultores do estado fortalecendo a produção dos piscicultores em suas localidades.