GOVERNO do Amazonas promove cursos profissionalizantes no 2º Encontro de Agricultores do Careiro Castanho

A ação contou com a participação de mais de 100 pessoas das proximidades

(Fotos: Emerson Martins/Sepror)

(Fotos: Emerson Martins/Sepror)

CAREIRO CASTANHO (AM) - O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), promoveu, nesta sexta-feira (15/09), cursos de capacitação voltados aos produtores rurais do município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus). A profissionalização faz parte da programação do 2° Encontro dos Agricultores do município, promovido pela Cooperativa Terra Viva Espigão do Arara.

A ação ocorreu na propriedade Rei do Caldo da Cana, situada na estrada do Purupuru, quilômetro 14, de Careiro Castanho, com a participação de mais de 100 pessoas das proximidades.

Sobre os cursos

Os cursos foram coordenados pelo departamento pedagógico da Sepror, em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).

De acordo com o representante da Cooperativa Terra Viva Espigão do Arara, Sandro Gomes, com apoio do Governo do Amazonas, os produtores rurais da região poderão desenvolver suas atividades produtivas, por meio dos cursos ofertados.

"Também vamos poder ter acesso na retirada das documentações básicas, como a carteira do Produtor Rural, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), para ter acesso às políticas públicas disponibilizadas pelo Governo do Amazonas", finaliza Sandro.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Sepror, José Portugal, o curso tem o intuito de passar informações necessárias para o grupo de participantes, que buscam desenvolver a atividade do cultivo de hortaliças e melancia em suas propriedades.

"Ensinamos em como escolher a área de plantio e o preparo da terra, o uso de adubo e fertilizantes, caso seja necessário, e as escolhas das principais variedades de sementes para um melhor cultivo", ressalta Portugal.

Palestras e orientações

A Sepror promoveu cursos de Boas Práticas na Cultura da Melancia, e Boas Práticas na Produção de Hortaliças, ministradas pelo engenheiro agrônomo José Portugal e o técnico em agropecuária Hélio Araújo; orientações sobre a regularização de documentos básicos voltados ao produtor rural coordenado pelo Idam, mais de 30 pessoas foram atendidas; e palestras sobre as ações realizadas pelo Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred); e a Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM).

Representantes do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) também estiveram presentes na ação.