Exército israelense evacuará todos os moradores ao redor de Gaza em 24 horas

.

Exército israelense evacuará todos os moradores ao redor de Gaza em 24 horas
Em pronunciamento feito neste domingo (8), porta-voz militar de Israel afirmou que os combates continuam para "resgatar os reféns" que o Hamas capturou em território israelense. Prédio destruído é visto na Faixa de Gaza após retaliação de Israel, em 8 de outubro de 2023

Mohammed Abed/AFP

O Exército de Israel anunciou neste domingo (8) que vai evacuar todos os israelenses que vivem ao redor da Faixa de Gaza nas próximas 24 horas.

"A nossa missão nestas 24 horas é evacuar todos os residentes que vivem ao redor de Gaza", disse o porta-voz militar Daniel Hagari as jornalistas.

Participe do canal do g1 no WhatsApp

Segundo Hagari, os combates continuam para "resgatar os reféns" que os islâmicos capturaram em território israelense.

Neste sábado, o Exército de Israel informou ainda que enviou dezenas de milhares de soldados para combater milicianos palestinos infiltrados na região ao redor de Gaza.

Por isso, ainda de acordo com Hagari, a evacuação dos israelenses que moram na área deve ser feita com total segurança, após uma análise minuciosa do setor para ter a certeza de que não há mais milicianos.

"Mataremos cada terrorista em Israel", afirmou.

"Há combates heroicos acontecendo neste momento para libertar os reféns, e também houve combates durante toda a noite", disse o oficial, referindo-se aos combates em Kfar Aza, dois quilômetros a leste da fronteira com a Faixa de Gaza.

LEIA MAIS: Conflito entre Israel e Hamas entra no 2º dia com novas explosões

Israel declara guerra após ataque do Hamas; entenda

Ofensiva após ataque

Desde o início da ofensiva contra Israel lançada no sábado pelo grupo islâmico palestino Hamas a partir de Gaza, centenas de combatentes foram mortos e dezenas capturados, acrescentou o general Hagari.

"Matamos centenas de pessoas na cerca de segurança [erguida por Israel ao redor da Faixa de Gaza] enquanto avançavam em direção a Israel e enquanto se retiravam. Matamos mais de 400 e ferimos milhares em Gaza", acrescentou, sem dar mais detalhes.

Hagari afirmou que o Exército israelense recuperou o controle dos setores da fronteira da Faixa de Gaza através dos quais os combatentes se infiltraram em Israel.

O general destacou o envio "de dezenas de milhares de soldados combatentes" nas zonas fronteiriças com a Faixa de Gaza. "Atingiremos todos os setores, um por um, até matarmos todos os terroristas presentes em Israel", disse.

No sábado, o Exército mencionou duas cidades em um raio de 20 quilômetros da Faixa de Gaza em que ocorreram sequestros: Beeri e Ofakim. Segundo a imprensa israelense, estes reféns já foram libertados.

LEIA MAIS:

Ataques do Hamas, reação de Israel e mais: veja a cronologia do conflito

Entenda a diferença entre israelenses, palestinos e o Hamas

O conflito

O conflito entre Israel e Hamas começou após o grupo radical lançar um ataque-surpresa contra o território israelita no sábado, a partir de Gaza.

Esse é considerado um dos maiores ataques que Israel sofreu nos últimos anos. Diante da ofensiva do Hamas, os israelenses declararam estado de guerra.

"Estamos em guerra e vamos ganhar", disse o primeiro-ministro do Israel, Benjamin Netanyahu. "O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu."

Ainda durante o sábado, Israel fez bombardeios contra a Faixa de Gaza como resposta. Segundo as forças israelenses, os alvos são lugares ligados ao Hamas.