PROJETO de revitalização do Centro de Manaus é apresentado pela CDL ao Governo do Estado

A criação de um albergue para moradores de rua está entre as prioridades

PROJETO de revitalização do Centro de Manaus é apresentado pela CDL ao Governo do Estado

MANAUS - A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Manaus apresentou, na sexta-feira (13/10), o projeto de revitalização do Centro de Manaus à equipe de gestores do Governo do Estado. Faz parte do projeto a construção de um albergue para moradores de rua que circulam pela área.

A ideia é que o albergue possa abrigar, durante a noite, pessoas em situação de vulnerabilidade social, que dormem nas calçadas de estabelecimentos comerciais. Participaram da reunião na CDL Manaus representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Assistência Social (Seas) e de Segurança Pública, que conheceram o projeto de revitalização e valorização do Centro de Manaus.

"O governador Wilson Lima nos acionou para essa ação da CDL Manaus, juntamente com as forças de segurança, secretarias de Governo e da Prefeitura, para apoiar nessa retomada e revitalização do centro", disse o titular da Sedurb, Marcellus Campêlo.

O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, mostrou algumas possibilidades para a execução do projeto, seja com a construção do albergue, aluguel ou revitalização de prédios antigos, que pudessem abrigar entre 130 e 200 pessoas.

"Nós recebemos dos lojistas, comerciantes e moradores do centro da cidade a solicitação para que a gente pudesse melhorar a região. Diante isso, estamos pedindo a instalação de um albergue para os moradores de rua, que durante a noite não têm onde pernoitar, dormindo no chão, na frente dos hotéis ", explicou Assayag.

Marcellus Campêlo se dispôs a trabalhar, junto com as equipes de governo, na viabilidade técnica do projeto que, conforme explicou, precisa ter sustentabilidade.

"De uma forma imediata, vamos fazer um trabalho para conduzir os aspectos de engenharia, para identificar e definir um local que possa ser utilizado como albergue, seja para revitalização ou para instalação desse projeto. E vamos começar um trabalho técnico social para envolver tanto a Sejusc como a Seas, as equipes dos projetos sociais da Sedurb, e secretarias do município, para darmos sustentabilidade ao que for construído", ressaltou.