SEDURB apresenta Prosamin+ a corretores credenciados ao Creci/AM

O objetivo é incentivar a atuação desses profissionais na compra e venda assistida de imóveis, pelas famílias beneficiárias do programa

(Fotos: Tiago Corrêa / UGPE)

(Fotos: Tiago Corrêa / UGPE)

MANAUS - A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas apresentou, nesta segunda-feira (16/10), o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) para 40 profissionais credenciados ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Amazonas (Creci-AM). O objetivo é incentivar a atuação de corretores credenciados nos processos de compra e venda assistida de imóveis, durante o reassentamento das famílias atendidas pelo programa.

De acordo com a UGPE, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Prosamin+ está reassentando 2.383 famílias de áreas de risco. Quarenta por cento das soluções de reposição são na modalidade bônus moradia, que é uma compra assistida, por meio do qual a família escolhe um imóvel e o programa intermedia a compra.

Para o secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o envolvimento de profissionais habilitados torna o processo de compra a venda mais seguro e ágil para ambas as partes. A colaboração, explica, permitirá que as famílias encontrem as melhores opções no mercado imobiliário, que atendam às suas necessidades e realidades específicas.

A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, complementa que o intuito também é evitar fraudes, e qualquer tipo de orientação equivocada, para que os beneficiários mais vulneráveis, que não conhecem o mercado imobiliário, possam receber informações precisas e seguras durante a transação de compra da nova moradia.

"A participação de corretores credenciados ao Creci traz mais segurança jurídica para as famílias e para o governo, evitando a possibilidade de fraudes. Possibilita, principalmente, uma ponte mais segura entre as oportunidades do mercado imobiliário e a melhor utilização dos recursos provenientes dos atendimentos do Prosamin+ por meio do bônus moradia ou indenizações", destacou Viviane.

Para o presidente do Creci/AM, Paulo de Carvalho Mota Júnior, a iniciativa trouxe valorização para os profissionais da corretagem e a possibilidade de contribuir com um programa que traz dignidade às pessoas necessitadas.

"Estamos aqui para contribuir com o governo. É interesse nosso fomentar a economia do mercado imobiliário. E nós estamos à disposição para realizar o sonho da casa própria, dessas pessoas que estão precisando de auxílio. Nós vamos nos empenhar para atender as necessidades desse programa", explicou Paulo.

A ideia é que os corretores façam atendimento durante os plantões sociais, nas obras do Prosamin+, para orientar sobre a segurança da compra e para verificar as melhores oportunidades de negócio.

Prosamin+

O Prosamin+ vai beneficiar mais de 60 mil pessoas, com obras de urbanização, habitação e saneamento básico no entorno do Igarapé do Quarenta, nos bairros Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

Os investimentos são de U$ 114 milhões, sendo U$ 80 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a contrapartida estadual de U$ 34 milhões. As obras iniciaram em 2022 e devem seguir até 2027.