Mais de 40 estados nos EUA processam Meta por prejudicar a saúde de menores

.

Mais de 40 estados nos EUA processam Meta por prejudicar a saúde de menores
Documento apresentado a um tribunal na Califórnia diz que Facebook e Instagram 'exploraram tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair (...) e, finalmente, prender jovens e adolescentes com o objetivo de obter lucros'. Mark Zuckerberg

REUTERS/Erin Scott

Mais de quarenta estados americanos entraram com um processo contra a gigante tecnológica Meta, onde acusam o Facebook e o Instagram de prejudicarem "a saúde física e mental dos jovens", de acordo com o documento apresentado nesta terça-feira (24) perante um tribunal na Califórnia.

"A Meta explorou tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair (...) e, finalmente, prender jovens e adolescentes com o objetivo de obter lucros", afirmam os procuradores-gerais dos estados que entraram com a ação - a qual a AFP obteve acesso.

Os estados, governados tanto por democratas como por republicanos, acrescentam que a empresa californiana "ocultou a maneira como essas plataformas exploram e manipulam seus consumidores mais vulneráveis" e "negligenciou o dano considerável que essas plataformas causaram à saúde mental e física dos jovens de nosso país".

A ação legal é o resultado de investigações iniciadas em 2021 sobre os métodos das duas plataformas, considerados "viciantes" pelas autoridades dos EUA.

Os procuradores-gerais decidiram fazer algo sobre, depois que uma ex-funcionária do Facebook denunciou as práticas da empresa que trabalhava.

A engenheira da computação Frances Haugen vazou mais de 20.000 páginas de documentos internos e denunciou para parlamentos de vários países que a rede social priorizou seus lucros acima da segurança dos usuários.

A ação, movida na terça-feira, também acusa a Meta de violar a Lei de Privacidade Infantil.

Os estados pedem aos tribunais o encerramento de suas práticas e exigem o pagamento de multas.

A Meta não respondeu o contato feito pela AFP.

Os procuradores-gerais dos EUA frequentemente confrontam as gigantes da tecnologia, especialmente em questões de monopólio ou proteção de informações pessoais.

Leia também:

Relembre: Meta já foi multada em US$ 1,3 bilhão por compartilhar dados de usuários europeus com os EUA

Meta assumiu erro por manter vídeo golpista no ar antes de ataques em Brasília, diz comitê da empresa

Saiba mais sobre a Meta em VÍDEOS

Veja as novidades reveladas por Mark Zuckerberg

Demissões nas big techs: o que está acontecendo com Google, Microsoft, Meta e Amazon