ENSINO VAI DE MAL A PIOR: Um terço dos cursos privados de Direito tem notas baixas no Enade, segundo MEC

Um terço dos cursos de Direito de instituições privadas tiveram desempenho considerado baixo no Conceito Enade, que avalia estudantes do ensino superior por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Um terço dos cursos de Direito de instituições privadas tiveram desempenho considerado baixo no Conceito Enade, que avalia estudantes do ensino superior por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As informações são do Ministério da Educação (MEC).

Os dados foram consolidados pelo jornal O Estado de S. Paulo. O Enade possui uma escala de notas de 1 a 5 para avaliação, sendo 1 considerado o mais baixo e 5 o mais alto. O percentual de cursos privados que obtiveram os conceitos 1 e 2, é de 32,7%. Já o número de cursos em universidades públicas que obtiveram conceitos mais baixos é bem menor: 8,6%. 

No cenário das notas máximas, a participação de cursos privados de Direito no conceito 5 é de apenas 1,7%. Enquanto isso, 37,7% dos cursos de Direito das universidades públicas receberam nota 5. Metade dos cursos privados de Direito obtiveram nota 3, e 15,2% deles o conceito 4.

Em 2022, 671.726 alunos cursavam faculdades de direito pelo Brasil, na única modalidade oferecida para a categoria: a presencial. A carreira tem o segundo maior número de estudantes, perdendo apenas para Pedagogia. Atualmente, o MEC discute se vai autorizar o credenciamento de cursos de Direito na modalidade a distância. 

O ministro da Educação, Camilo Santana, se posicionou contra a implementação do sistema EaD. “Eu sou contra cursos de Direito a distância, caberá uma avaliação. Isso é uma posição pessoal do ministro”, disse. 

Camilo ainda afirmou que o mau desempenho de parte dos estudantes no Enade é um sinal de alerta para alguns cursos e que esta situação precisa ser corrigida. “Claro que ninguém corrige nada na educação com toque de mágica. O papel do MEC é um papel de coordenador, avaliar, discutir. Até porque temos autonomia das universidades e (é preciso) construir os caminhos para corrigir as distorções e garantir a melhoria da qualidade de todos os cursos. Estamos focados como prioridade nos cursos de licenciatura, porque são esses que formam os professores que vão para educação básica desse país.”

No total, 1.229 cursos de Direito participaram do Enade. Desses, 1.067 eram de instituições privadas e 162 de universidades públicas. De acordo com o MEC, 105.267 estudantes de Direito participaram da prova.

Com informações da Conjur