Incêndio no Pantanal tem cenário de animais em fuga e muita ventania

Fumaça intensa, céu amarelo, animais mortos e outros em fuga.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Brigadista faz resfriamento do fogo durante incêndio que atinge o Pantanal - Joédson Alves/Agência Brasil

"(A dinâmica do incêndio) é algo que nos preocupa", afirmou Pires. Equipes do ICMBio, do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente reforçam o trabalho.

Combate ao fogo

"O combate às chamas é feito também no entorno do parque nacional. Tivemos a chance de sobrevoar a comunidade chamada Barra do São Lourenço, em Mato Grosso do Sul, e o trabalho de prevenção tem ajudado a diminuir a incidência desses focos", salientou.

A preocupação maior das equipes é a de garantir a segurança dos moradores das localidades. "É um trabalho muito intenso e vai continuar. Chegaram ontem novas equipes de Goiás, do Rio de Janeiro, e de Cavalcante (de comunidade Kalunga). Estamos colocando aqui todo o empenho necessário para combater esses incêndios espalhados por todo o Pantanal", detalhou.


Atualmente, há mais de 300 servidores trabalhando no combate a incêndios no Pantanal, com o apoio de quatro aeronaves e veículos especiais de combate a incêndios. O contingente foi reforçado pelo Ibama e ICMBio.

Causas

O presidente do ICMbio explicou que os incêndios não têm uma única origem. "Nós temos o incêndio provocado por fenômenos naturais, como a queda de raios, mas também não dá para descartar que haja aqui ou ali alguma atividade, um manejo, ou melhor, o uso do fogo", salientou.

A reportagem da Agência Brasil identificou animais mortos na localidade e também presenciou a fuga de animais, como de um cervo diante do avanço do incêndio. Segundo o presidente do ICMBio, uma equipe está escalada para fazer uma incursão no parque para tentar resgatar animais em situação de perigo. "Nós estamos aqui com a equipe especializada em resgate de animais (...) O incêndio comove todos nós, especialmente no que se refere à fauna", especificou.

Incêndio florestal no Pantanal

Também por isso, ele explica que é necessário ser cuidadoso, evitar ímpetos pessoais e fazer um trabalho coordenado pela segurança dos profissionais que atuam na localidade. "Às vezes, o fogo muda de direção muito rapidamente. Então, o resgate na linha de frente precisa ser muito bem pensado", finalizou Pires.