Sam Altman não retorna ao comando da OpenAI, criadora do ChatGPT

.

Sam Altman não retorna ao comando da OpenAI, criadora do ChatGPT
Executivo havia sido demito na sexta-feira (17). Havia um movimento interno de funcionários para o retorno de Sam, mas não teve sucesso. Sam Altman é demitido do comando da OpenAI

Reuters

Sam Altman não retornará como CEO da OpenAI, apesar dos esforços dos executivos da empresa para trazê-lo de volta, de acordo com o cofundador e diretor do conselho Ilya Sutskever.

Além disso, Emmett Shear, cofundador do site de streaming de vídeo Twitch, possivelmente deve assumir o cargo de CEO interino, segundo o jornal The Information. Na sexta-feira (17), a OpenAI havia divulgado uma nota dizendo que Mira Murati, diretora de tecnologia, iria assumir o cargo.

A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, surpreendeu ao anunciar na sexta-feira (17) a demissão de Sam Altman do cargo de presidente-executivo e sua saída do conselho da empresa.

Alguns executivos, entre eles, o Brockman, um engenheiro-chave por trás dos sucessos da empresa, renunciou do cargo por conta da demissão, ainda segundo o jornal, seguido por outros funcionários.

A saída desses e outros colaboradores seria ruim para a empresa em termos de concorrência, afinal, inteligência artificial, assim como o ChatGPT, é um dos principais investimentos tecnológicos da atualidade. Há informações que o Google procurou esses funcionários para contratá-los.

Relembre o caso

A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, anunciou a demissão de Sam Altman do cargo de presidente-executivo e sua saída do conselho da empresa na última sexta-feira.

Em um comunicado, a OpenAI fez duras críticas ao executivo e afirmou que a sua diretoria concluiu que Altman "não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades".

Cerca de uma hora depois da divulgação de sua saída, Altman publicou no X (ex-Twitter): "Adorei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, que tenha sido um pouco para o mundo. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas."

"Eu terei mais a dizer mais tarde sobre o que vem a seguir", completou o ex-CEO da empresa.

Altman é um dos cofundadores da OpenAI junto com o bilionário Elon Musk. A companhia foi criada em 2015 como uma iniciativa sem fins lucrativos, mas, em 2019, foi restruturada e passou a levantar capital de investidores.

A OpenAI chamou atenção do mundo em 2022 com o robô conversador ChatGPT e o robô desenhista DALL-E. As ferramentas se tornaram fenômeno e atraíram empresas como a Microsoft, que investiu US$ 10 bilhões na companhia.