Funcionários da Open AI ameaçam demissão coletiva se conselho não reverter demissão de Sam Altman

.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Imprensa relata carta direcionada à diretoria da empresa criadora do ChatGPT onde trabalhadores reclamam que o conselho não comprovou motivos que levaram ao desligamento do chefão da companhia na última sexta (17). No domingo, Altman foi anunciado como novo funcionário da Microsoft. Sam Altman fala na Conferência Digital do Wall Street Journal em Laguna Beach, Califórnia, EUA, em 18 de outubro de 2017.

REUTERS/Lucy Nicholson/File Photo

Funcionários da OpenAI estão ameaçando um pedido coletivo de demissão caso a Open AI não volte atrás da demissão de seu cofundador Sam Altman, anunciada na última sexta-feira (20). O texto, reproduzido por sites como o da revista "Wired" e do jornal "Financial Times", aponta "má-fé" do conselho da empresa, por não ter comprovado os motivos do desligamento de Altman.

No último domingo (19), ele foi anunciado como novo funcionário da Microsoft, para liderar um time de inteligência artificial. A empresa fundada por Bill Gates é também uma das principais investidoras da Open AI, e diz que essa parceria vai continuar.

O "Financial Times" diz que, na carta, os funcionários também ameaçam ir trabalhar para Altman, na Microsoft. O site do jornal afirma que mais de 500 dos 770 empregados da Open AI assinam o texto. A "Wired" diz que são 490.

Na imagem da carta reproduzida pela jornalista americana Kara Swisher no X (ex-Twitter), uma das assinantes é a executiva Mira Murati.

Ela foi apontada como CEO interina no lugar de Altman, na sexta, mas, no fim deste domingo, a Open AI teria decidido substituí-la por Emmett Shear, cofundador do site de streaming de vídeo Twitch. Ele postou que aceitou o convite.

Pouco depois, o chefão da Microsoft, Satya Nadella, anunciou que Altman se juntaria à empresa, assim como outros colegas dele que trabalhavam para a Open AI. Nadella confirmou que a Microsoft seguirá a parceria com a Open AI e disse estar ansioso para conhecer Emmett Shear.

Outro nome que aparece entre os assinantes do texto é o de Ilya Sutskever, também cofundador da Open AI, que declarou nesta segunda que se arrependeu profundamente de ter participado das ações tomadas pelo conselho.

Também nesta segunda, diversos funcionários da Open AI postaram no X a frase "A Open AI não é nada sem as pessoas". Muitos deles foram retuitados por Altman.

Demissão polêmica

A OpenAI surpreendeu ao anunciar a demissão de Sam Altman e sua saída do conselho da empresa na última sexta-feira.

O comunicado da decisão continha duras críticas ao executivo, afirmando que, após uma investigação, a diretoria concluiu que Altman "não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades".

O conselho também disse que não confiava mais na capacidade de liderança do cofundador da Open AI. Na carta dos funcionários, de acordo com a reportagem da "Wired", diz que apesar de ter havido muitos pedidos para que o conselho desse fatos específicos para as alegações contra Altman, nunca foi apresentada nenhuma evidência por escrito. O texto ainda acusa o conselho de má-fé.

Shear afirmou nesta segunda que vai contratar um investigador independente para apurar as circunstâncias da demissão de Altman, e prometeu reformar a equipe de gestão nos próximos 30 dias.