SEPROR reúne membros da OCB Amazonas, do Acordo de Cooperação Técnica e do Idam

A reunião debateu ajustes nas atividades que estão programadas para serem realizadas em 2024, relacionadas ao cooperativismo no Amazonas

OCB e Sepror unidos em acordo técnico de cooperativismo (Fotos: Isaac Maia - Sepror)

OCB e Sepror unidos em acordo técnico de cooperativismo (Fotos: Isaac Maia - Sepror)

MANAUS - A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou, nesta terça-feira (21/11), reunião de ajuste entre todas as partes que desenvolvem o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) vigente entre o governo do Estado, por meio da Sepror, e o Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB Amazonas), além do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

O titular da Sepror, secretário Daniel Borges, foi representado pelo secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf), Airton Schneider. "O evento é importante para dar as tratativas determinadas pelo governo do Estado às cooperativas. É um momento importante com foco para que em 2024 possamos alcançar resultados positivos neste aspecto", afirmou.

A reunião foi coordenada pela presidente da Comissão, Joyce Magalhães, que resumiu o encontro como uma oportunidade de alinhamento de atividades executadas neste ano via ACT. "Encontro de grande relevância para atender as entidades cooperativistas por meio do termo assinado com a OCB, que representa todas as cooperativas do Amazonas, para que em 2024 seja colocado em prática o que prevê o acordo. Um marco que não existia e que o secretário Daniel faz acontecer, para que as políticas públicas cheguem realmente à porta das cooperativas, como determinado pelo governador Wilson Lima, por meio da Sepror", destacou.

O ACT prevê a participação de técnicos da Sepror e Idam, que fazem levantamento de demandas de cooperativas indicadas pela OCB, sejam da área de agronomia, aquicultura, pesca, gestão, capacitação e outras, sendo que em 2024 o diagnóstico que está sendo elaborado será efetivamente executado.

Em outubro, a Sepror criou o Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário (Nucap) com uma série de atribuições fundamentais para promover o desenvolvimento do cooperativismo e do associativismo no estado do Amazonas.

Dentre suas funções estão: preparar estudos, programas e projetos voltados para o desenvolvimento do cooperativismo e do associativismo estadual; sistematizar conhecimentos na área da organização rural; prestar assistência técnica às cooperativas e associações do setor primário; oferecer treinamento especializado aos agentes envolvidos na constituição e administração das cooperativas e associações; captar indicadores e efetuar diagnósticos de acompanhamento, avaliação e controle de ações desenvolvidas aos agricultores e produtores rurais assistidos pela secretaria.

Entre outras atribuições, estão: conceder oportunidades de capacitações, interação e socialização entre as organizações do Estado; e promover workshops, cursos e palestras na área de atuação da Sepror.