Agência Brasil é eleita a mais admirada em saúde, ciência e bem-estar

A Agência Brasil foi eleita, nesta segunda-feira (4), a agência de notícia mais admirada pelo Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Gerente de Jornalismo Digital da EBC, Juliana Cézar Nunes destacou o reconhecimento do trabalho da Agência Brasil que, assim como os demais veículos da EBC, passou quatro anos confrontando o negacionismo científico e agora retoma o compromisso com a saúde e a ciência. Foto - Paulo Pinto/Agência Brasil

Reconstrução

A gerente de jornalismo digital da EBC, Juliana Cézar Nunes, destacou o esforço feito pelos jornalistas e defensores da comunicação pública para confrontar o negacionismo científico e retomar o compromisso da EBC com a saúde, a ciência e o bem-estar. "E porque não dizer com o bem-viver, um entendimento de matriz africana com o qual ainda temos muito a aprender", propõe.

"Os jornalistas da EBC passaram quatro anos trabalhando sob sérias restrições à cobertura da pandemia, das demandas de financiamento da ciência brasileira e das desigualdades de gênero, raça, etnia e orientação sexual. Receber este reconhecimento, em um momento em que estas pautas ganham especial relevância na Agência Brasil, é muito especial".

Os desafios da pandemia de covid-19 também foram lembrados por Débora Pratali, diretora de Comunicação do Einstein. "A boa informação salva vidas", destacou, reforçando o papel do prêmio em reconhecer e estimular a comunicação em saúde. Esta foi a primeira edição presencial após a pandemia.

"Ter esse reconhecimento no meio de tantos profissionais brilhantes e que me inspiram nesse momento, em que estamos reconstruindo a comunicação pública a partir de escombros, dá a sensação de ver ao menos um cômodo pronto", disse, ao receber a premiação, Vinícius Lisboa.

"Todo esse reconhecimento renova a nossa motivação e o nosso compromisso com a comunicação pública, com uma cobertura jornalística correta, que contribui no combate às fake news e que tem como objetivo maior levar informação de qualidade e confiável aos nossos leitores", declarou Paula Laboissière.