SEPROR participa de encontro para aprimoramento de créditos a micro e pequenas empresas no Amazonas

Reunião promovida pela Afeam visa revisão dos procedimentos de concessão e administração de créditos dos recursos do FMPES

(Fotos: Isaac Maia/Sepror)

(Fotos: Isaac Maia/Sepror)

MANAUS - O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou da 23ª edição do Encontro dos Agentes Técnicos do Fundo de Apoio à Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES), uma iniciativa da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O evento ocorreu na quinta-feira (14/12) e nesta sexta-feira (15/12), com foco na realização de oficinas de trabalho, direcionadas à otimização dos procedimentos de concessão e administração de créditos, utilizando os recursos do FMPES.


O diretor-presidente da Afeam e presidente do Comitê, Marcos Vinicius Castro, afirmou que "revisar e aprimorar os processos operacionais de aplicação de crédito foi o cerne do encontro, que congregou gestores de diversas instituições governamentais". Esta revisão é minuciosa e específica para cada parceiro e integra o planejamento para a aplicação de créditos em 2024.


Entre os temas discutidos, destaca-se a alteração das normas para concessão de crédito. Algumas mudanças significativas foram propostas. Dentre elas: a inclusão de um limite de restrição igual ao do Fundo de Promoção Social (FPS) para os atendidos pela SE/PCD, restringindo o pedido a R$ 5 mil; e a adição de um relatório fotográfico aos documentos de comprovação da aplicação dos recursos.


O gerente de produção animal da Secretaria Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf/Sepror), João Bosco Corrêa Rubim, ressaltou a importância da participação ativa da secretaria: "A Sepror faz parte do comitê de gestão do FMPS, então, como gestores, precisamos colaborar com informações, processos e programas que o FMPS desenvolve, especialmente no fomento às micro e pequenas empresas do Amazonas, nos setores primários, secundários e terciários", disse.


Além da discussão das melhorias nos processos de concessão de crédito, o encontro também alinhou estratégias para impulsionar o desenvolvimento econômico das micro e pequenas empresas no estado do Amazonas.


O encontro teve representantes de várias entidades, como: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, entre outras.

FOTOS: Isaac Maia/Sepror