Thiaguinho encerra "Tardezinha" como maior turnê brasileira de 2023 e mais de meio milhão de espectadores

O cantor Thiaguinho encerra neste domingo, 17, a ‘Tardezinha‘, projeto idealizado pelo artista em 2015 junto com o amigo Rafael Zulu, e que passou por várias regiões do Brasil.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O cantor Thiaguinho encerra neste domingo, 17, a ‘Tardezinha‘, projeto idealizado pelo artista em 2015 junto com o amigo Rafael Zulu, e que passou por várias regiões do Brasil. Em 2023, após quatro anos sem realizar o evento, ele retomou a programação com shows em 25 cidades brasileiras e duas apresentações no exterior, sendo uma em Miami, nos Estados Unidos, e a outra em Lisboa, capital Portugal. Foram 750 mil ingressos vendidos e 180 horas de espetáculo. A volta o evento foi anunciada em setembro de 2022 e no mesmo ano os ingressos começaram a ser vendidos, esgotando rapidamente. A capital paulista foi um exemplo do fenômeno Tardezinha. Thiaguinho já tinha se apresentado duas vezes em São Paulo em outubro – quando 60 mil pessoas foram ao Anhembi prestigiar o artista -, sem contar o show que ele realizou em Ribeirão Preto para 25 mil espectadores. Mesmo assim, para apresentação final, foi necessário abrir data extra para conseguir atender a demanda. O local escolhido para encerrar esta edição foi a Neo Química Arena. Cerca de 40 mil pessoas lotaram o estádio no sábado, 16, e a mesma quantia é esperada para este domingo.

Para a penúltima apresentação do ano, foram sete horas de espetáculo e, como tradição, houve convidados especiais. Os nomes da vez foram: Belo, Arlindinho, Rodriguinho e Felipe Duarte, além do ator Rafael Zulu. A galera curtiu do começo ao fim e nem mesmo o calor de aproximadamente 30º que fez em São Paulo foi capaz de acabar com a animação do público que esperou durante meses por este evento. Até porque, esse é o clima perfeito para uma tarde de pagode e samba. O repertório do show, composto por clássicos do samba e do pagode da década de 90 e dos anos 2000, foi um dos pontos-chave que fez o público se identificar. Do alto do palco 360°, uma das marcas registradas do evento, o público pode aproveitar cada minuto do espetáculo. "É imensurável, difícil explicar o que está acontecendo. Hoje será um dia inesquecível", anunciou Thiaguinho durante a abertura do espetáculo, explicando que o projeto sempre buscou fazer algo de amigos. "É um dos caras mais inteligentes que conheço e o negrão mais bonito do Brasil", disse o artista, elogiando Zulu, idealizador da Tardezinha, considerada a maior turnê brasileira de 2023 e o festival de um homem só.

Aos olhos do público, a impressão que fica é da presença de palco “surreal” de Thiaguinho e a expectativa para os convidados, que são descobertos apenas na hora do show: "Ele nunca decepciona na hora de chamar alguns artistas para subir no palco da Tardezinha", opina a fã Ingrid Baldoni, de 23 anos, que acompanhou o evento por duas vezes em 2023. Para ela, o que fez o evento ser único é o palco ser 360º, o que proporciona a interação com o público o tempo todo. "Além do Thiaguinho ser impecável no que faz e trazer mais que um show e sim um espetáculo com seus convidados, a atmosfera e vibe do lugar fazem tudo ser único", acrescentou. A fisioterapeuta Mariana Martins, de 29 anos, presenciou o evento por três vezes em 2023, duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. "O Thiaguinho sempre foi um artista que admirei muito, tanto pela trajetória, quanto pela pessoa que ele é, e nunca conseguia ir no show dele. Então, esse ano surgiu a oportunidade de ir em três shows e foi a melhor experiência", disse. Para ela, a Tardezinha é uma experiência única. "A energia do Thiaguinho é incrível, sempre alegre, as músicas que ele canta durante o repertório são maravilhosas, todo mundo curtindo, é simplesmente surreal", relata.

A produtora de audiovisual Ariane Manécolo, de 30 anos, é apaixonada por pagode e prestigiou duas das quatro apresentações do artista em São Paulo. Para ela, a turnê se tornou o grande evento para quem ama o gênero musical: “Um lugar pra extravasar e se divertir relembrando grandes sucessos de diversos cantores. Alegria à base de nostalgia”, comenta. Manécolo explica o projeto se difere dos demais shows pela energia de Thiaguinho. "Ele levanta o público e interpreta os grandes sucessos de seus colegas com muito respeito e carinho. Então não tem como dar errado", completa. No primeiro dia da edição final da Tardezinha de 2023, o público cantou e se divertiu do começo ao fim, sem nenhum momento de interrupção. Cansaço foi algo que não esteve presente em quem estava lá, que teve voz o suficiente para acompanhas as sete horas do espetáculo. Todos os convidados escolhidos pelo artista também foram muito bem acolhidos pelo público, que saiu da Neo Química Arena com um sorriso no rosto e um gosto de quero mais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Thiago André (@thiaguinho)