Paulo Gonet toma posse como procurador-geral da República

O procurador Paulo Gonet tomou posse na manhã desta segunda-feira (18) como procurador-geral da República.

O procurador Paulo Gonet tomou posse na manhã desta segunda-feira (18) como procurador-geral da República. 

Aprovado pelo Senado na última quarta-feira (13), Gonet substitui Augusto Aras e será o 44º a assumir o cargo, que consiste, entre outras coisas, em propor investigações e denúncias contra autoridades com foro privilegiado.

Fizeram parte da mesa o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o seu vice, Geraldo Alckmin, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e a procuradora-geral interina, Elizeta Ramos. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, estava em uma palestra para alunos do ensino médio, no Rio de Janeiro.

Sabatinado e aprovado para uma cadeira no STF, o atual chefe da pasta da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se sentou ao lado dos colegas de Esplanada. Prestigiaram a cerimônia os ministros de Estado da Fazenda, Fernando Haddad, da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques. Do STF, compareceram à posse de Gonet os atuais ministros Nunes Marques e Gilmar Mendes, além dos aposentados Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski.

Também marcaram presença na posse do novo chefe da PGR, lado a lado e na primeira fila, quatro antecessores de Gonet: Augusto Aras, Raquel Dodge, Rodrigo Janot e Gurgel de Faria. Além deles, esteve presente o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.