El Niño deve provocar verão quente e seco no Brasil; veja previsão

O verão começa nesta sexta-feira (22), às 00h27, com previsão de temperaturas acima da média na maior parte do país, com exceção do extremo Sul.

El Niño deve provocar verão quente e seco no Brasil; veja previsão

O verão começa nesta sexta-feira (22), às 00h27, com previsão de temperaturas acima da média na maior parte do país, com exceção do extremo Sul.

Sob influência do fenômeno El Niño, o verão será mais quente e mais seco.

"Estamos prevendo que o verão vai ser mais quente que o normal em todo o país. Só no extremo sul as temperaturas podem ficar dentro do normal, mas nas regiões norte e central, as temperaturas devem ficar acima do esperado", afirmou o meteorologista Caio Coelho, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo ele, a previsão é que o El Niño perca intensidade apenas no fim do verão.

Uma das características do fenômeno climático é a diminuição das chuvas na região Norte e Nordeste, e aumento da precipitação sobre a região Sul.

"As chuvas devem continuar acima do que é esperado para essa época do ano na região Sul, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina", detalhou a meteorologista Marília Nascimento, do Inpe.

Já na faixa norte do país, a chuva estará abaixo da normal climatológica. "Principalmente na área mais ao leste, em direção ao Nordeste, e também no semiárido", completou.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, deve chover dentro na normalidade para a época.

"O verão começa com chuvas mais abundantes devido à atuação da zona de convergência do Atlântico Sul, e não descartamos a possibilidade de pancadas de chuvas intensas que atinjam essa faixa que engloba a região Centro-oeste e o Sudeste do país e uma área ao norte da região Sul", explicou Marília.

Dias mais longos

Até 20 de março de 2024, por causa da inclinação do seu plano de órbita, os raios solares atingem mais diretamente o hemisfério sul do planeta Terra.

"Os dias são maiores, o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, e isso acontece já a partir da primavera e tem o seu ápice no início do verão", informou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

Mudanças climáticas

Os cientistas alertam que as mudanças climáticas estão tornando os eventos climáticos extremos, como o El Niño, mais frequentes e intensos. Isso pode ter um impacto significativo na agricultura, no fornecimento de água e na saúde pública.

A população deve se preparar para o verão com as seguintes recomendações:

  • Fique hidratado, beba bastante água e sucos naturais.
  • Use roupas leves e frescas, de preferência de algodão.
  • Evite atividades físicas ao ar livre durante o período mais quente do dia.
  • Se estiver no litoral, tome cuidado com as altas temperaturas e a correnteza.
  • Se estiver em áreas propensas a secas, tome medidas para economizar água.