ABACAXI DOCE: Novo Remanso, no Amazonas, terá Unidade Demonstrativa do Abacaxi em 2024

A iniciativa visa difundir técnicas e metodologias voltadas à cultura do abacaxi na região, líder de produção da fruta no Amazonas

(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

MANAUS - No primeiro trimestre de 2024, a comunidade do Novo Remanso, no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), contará com uma Unidade Demonstrativa (UD) do Projeto Prioritário do Abacaxi, iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). A empreitada visa incentivar o compartilhamento de conhecimentos, divulgar boas práticas e tornar a região referência no uso de metodologia e tecnologia voltadas à cultura da fruta.


O processo de instalação da unidade está acelerado, segundo o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino. "Técnicos do instituto têm realizado visitas à região na qual funcionará a unidade, cujo potencial da cultura do abacaxi é latente", disse o dirigente, sobre a instalação da UD.

Além de beneficiar os produtores da comunidade Novo Remanso, a UD também servirá de "base de conhecimento" aos trabalhadores da comunidade Vila do Engenho.

As comunidades Novo Remanso e Vila do Engenho são reconhecidas pela produção de abacaxi, tanto que a localidade conta com o Selo de Indicação Geográfica (IG) na categoria Indicação de Procedência. "Com a unidade, esse reconhecimento será massificado e refletirá positivamente na relação custo/benefício na cultura do abacaxi em Itacoatiara, que responde por mais de 50% da produção da fruta no estado do Amazonas", assinalou Alvino.

Conhecimento e produtividade

A coordenadora do Projeto Prioritário do Abacaxi, Silvia Abreu, destaca que com o fortalecimento da capacitação por meio da UD, a produtividade do abacaxi no Novo Remanso e Vila do Engenho deve disparar. "O Idam tem trabalhado forte na assistência técnica e extensão rural (Ater) e a prova disso é o empenho na implantação da unidade demonstrativa, cujo foco é proporcionar conhecimento técnico que poderá ser aplicado na cultura", avaliou.

Silvia informou, também, que a área proposta para a instalação da UD será de 0,25 a 0,5 hectares. "Antes do local ser definido como apto para instalação da unidade, os extensionistas realizaram um estudo técnico, no qual foi analisada a cultura do abacaxi, do plantio à colheita realizados no local. Mas o certo é que, até março de 2024, Novo remanso terá uma UD do Abacaxi", assegurou.

Processos para instalação

Para a escolha do local, foram levados em consideração a topografia, textura, disponibilidade de mudas e o acesso à propriedade onde funcionará a UD. O perfil do agricultor, que precisa ter receptividade à tecnologia, também foi fator determinante para a seleção.

O Idam destaca, ainda, que outros processos técnicos serão realizados até a escolha definitiva da implantação do local, decidida com a Unidade Local (UnLOC) do Idam. "Para fazermos a seleção do produtor e da área para instalação, normalmente é uma decisão tomada em conjunto com a unidade local", concluiu Silvia.