"Esterco de vaca" é transformado em combustível de foguete espacial no Japão

Recentemente, a startup espacial japonesa Interstellar Technologies Inc (IST) conseguiu realizar o primeiro teste eficaz de um protótipo de motor de foguete capaz de ser abastecido com 'esterco de vaca'.

Recentemente, a startup espacial japonesa Interstellar Technologies Inc (IST) conseguiu realizar o primeiro teste eficaz de um protótipo de motor de foguete capaz de ser abastecido com 'esterco de vaca'. O combustível ecológico foi desenvolvido em parceria com a empresa japonesa Air Water Group; trata-se de um derivado de esterco de vacas-leiteiras coletado em fazendas da região.

Em um porto espacial em Hokkaido, no Japão, a companhia realizou um teste de fogo estático com o combustível. É importante destacar que os cientistas não utilizaram o esterco de vaca em si, na realidade, eles extraem gás biometano líquido (LBM) a partir das fezes — o produto resultante é utilizado para alimentar o motor Cosmos. O objetivo da companhia é utilizá-lo em seu foguete em desenvolvimento, chamado de Zero.

Leia mais...