Praias de nudismo em SC: onde estão, como chegar e quais as regras para quem frequenta

.

Praias de nudismo em SC: onde estão, como chegar e quais as regras para quem frequenta
Localizadas em Balneário Camboriú e em Palhoça, espaços têm regras. Galheta, em Florianópolis, também é considerado local da prática por federação, mas órgãos municipais não reconhecem atividade. Praias de nudismo: onde elas estão em SC

Santa Catarina conta com ao menos duas praias oficiais de naturismo. Localizadas em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, e em Palhoça, na Grande Florianópolis, os espaços têm regras que devem ser seguidas pelos adeptos à filosofia que abrange também a prática do nudismo (leia abaixo como chegar e as normas de comportamento).

???? ???? A Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) considera ainda a Praia da Galheta, em Florianópolis, como local de prática. A legislação municipal, porém, não reconhece o espaço. Para a Câmara de Vereadores o local já foi destinado a esse fim, mas a lei foi modificada em 2016.

?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

?? ???? Praia do Pinho - Balneário Camboriú

Praia do Pinho é considerada a primeira de naturismo do Brasil

Praia do Pinho/Divulgação

Considerada a primeira do Brasil a ter a prática de nudismo reconhecida, a Praia do Pinho está localizada em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. A legislação que estabelece a área como de prática do naturismo é descrita na lei municipal de número 2686, de 19 de dezembro de 2006.

Entenda a diferença entre nudismo e naturismo

Onde ficam as oito praias oficiais de nudismo no Brasil

No local, segundo a FBrN, a nudez é opcional. Ou seja, os banhistas podem frequentar o local com ou sem roupas.

De fácil acesso, o espaço tem cerca de 500 metros de extensão e fica entre as praias de Laranjeiras e do Estaleirinho. O acesso ocorre pela rodovia Interpraias, através de um trevo da BR-101.

Formada por areia clara, a praia é acessada pela Avenida Rodesindo Pavan. Além da faixa de areia e do mar calmo, o espaço possui pousada, restaurantes e estacionamento privativo. Ao redor, visitantes podem contemplar costões e Mata Atlântica preservada.

Vídeo de 2013 sobre uma competição de surfe naturista na Praia do Pinho

Famosa na década de 1980 pela reportagem "Todo mundo nu em Camboriú", publicada em uma revista, o espaço abrigou o episódio, em 1986, em que 25 pessoas que praticavam o nudismo foram presas.

Em 2022, o local voltou a chamar atenção após um vereador da cidade protocolar um projeto de lei para proibir o nudismo. À época, o Ministério Público (MP) recomendou que a câmara não faça alterações pontuais na lei até que um novo Plano Diretor da cidade seja completamente discutido.

Até a última atualização do texto, o projeto seguia em tramitação no legislativo municipal e sem previsão de votação.

????? ??????? Pedras Altas - Palhoça

Praia de Pedras Altas, em Palhoça, SC, praia de nudismo

Divulgação/Portal Brasil Naturista

Localizada na Grande Florianópolis, a praia tem mar calmo e espaço tranquilo. O legislativo municipal afirma que não há lei que define oficialmente o local como espaço de naturismo, apesar de estar descrito na lista da FBrN.

Como é a Praia do Pinho, a 1ª de naturismo do Brasil

Conforme o prefeito Eduardo Freccia, o espaço está consolidado como área de naturismo pelos praticantes e é, atualmente, reconhecida como um dos principais redutos naturistas no estado. Por isso, esse é o entendimento do gestor.

Pedras Altas - Palhoça

Prefeitura de Palhoça/Portal de Turismo/Divulgação

Localizada na ponta direita do bairro Enseada de Brito, o acesso à praia se dá pela BR-101, a 30 quilômetros da Capital, em direção do sul do Estado. Ao chegar na localidade é necessário entrar na localidade de Enseada de Brito, no km 232 da rodovia, e andar por uma estrada até chegar.

Em termos de infraestrutura, os dois lados da praia oferecem bar e restaurante. Há ainda uma pousada, área de camping e estacionamento.

Conforme a FBrN, no local a nudez é obrigatória e todos os praticantes devem respeitar as normas descritas pela entidade (veja mais abaixo).

???? ???? Praia da Galheta - Florianópolis

Delimitada por grandes pedras, a praia da Galheta tem cerca de 900 metros de extensão e é acessada apenas por trilha. O caminho mais comum é uma caminhada de 400 metros ao lado da Praia Mole, outro balneário conhecido na região leste da Capital.

O balneário está listado pela FBrN como local de naturismo. No entanto, a lei de 1997, que autorizava a prática de naturismo na praia da Galheta foi revogada em 2016. A prefeitura e Polícia Militar possuem o mesmo entendimento e afirmam que no local se aplicam as mesma regras de outras praias.

Conhecida pelo nudismo, praia não tem permissão legal para prática; entenda

Veja imagens da Galheta, praia conhecida por nudismo mesmo com prática proibida

Veja as imagens da praia da Galheta, em Florianópolis; VÍDEO

???? ???? Expectativa positiva para temporada de verão

Presidente da FBRN, Paula Silveira explicou que com a chegada do verão a expectativa é que o público, principalmente estrangeiro, aumente consideradamente nas áreas naturistas. Isso porque, além da prática estar cada vez mais difundida, os balneários possuem estrutura confortável.

"São praias e áreas naturistas belíssimas e que não deixam nada a desejar para as demais praias pelo mundo afora. Além disso, as área naturistas estão aptas a receber esse público com uma estrutura muito confortável", disse.

Regras

Popularizado no Brasil em 1980, o naturismo é uma filosofia que prega autorrespeito, autoconhecimento, respeito ao próximo, alimentação saudável e preservação da natureza. Dentro do modo de viver, também está a prática de nudismo social.

????? Os adeptos do movimento seguem regras e normas, que são divididas em 'falta grave' e 'comportamento inadequado'. Entre elas, está a proibição de fotografar ou filmar a praia, a prática de sexo nas áreas públicas, droga. Veja os detalhes das normas:

Faltas graves, conforme o código de ética da FBrN:

Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas;

Praticar violência física como meio de agressão a outrem;

Utilizar meios fraudulentos para obter vantagens para si ou para terceiros;

Portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais;

Causar dano à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.

Comportamento Inadequado, segundo o código de ética da entidade:

As condutas consideradas como inadequadas pela entidade, com grau de intensidade e reincidência, serão examinadas pelos conselhos e os praticantes poderão ser advertidos, suspensos e até mesmo expulsos das entidades filiadas à FBrN.

Concorrer para a discórdia por intermédio de propostas inconvenientes com conotação sexual;

Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas sem a permissão dos mesmos;

Utilizar aparelhos sonoros em volume que possa interferir na tranquilidade alheia, e/ou desrespeito aos horários de silêncio regulamentados;

Causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas;

Portar-se de forma desrespeitosa ou discriminatória permanente em relação a outros naturistas ou visitantes;

Deixar lixo em locais inadequados;

Provocar dano à flora e à fauna, ou à imagem do Naturismo;

Satisfazer necessidades fisiológicas em áreas impróprias, ou exceder-se na ingestão de bebidas alcoólicas, causando constrangimento a outros naturistas;

Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica;

Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o top less, durante o período menstrual.

Pedras Altas, em Palhoça

Paula Silveira/ Arquivo pessoal

Trilha da praia da Galheta

Danilo Barretto/Divugação

?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias