Pescados: importância das embalagens aumenta junto com exportações

Com o crescimento das exportações de pescados do Brasil, destaca-se a importância das embalagens adequadas para preservar a qualidade e o frescor durante o transporte internacional.

Pescados: importância das embalagens aumenta junto com exportações

Com o crescimento das exportações de pescados do Brasil, destaca-se a importância das embalagens adequadas para preservar a qualidade e o frescor durante o transporte internacional. Segundo dados da Embrapa Pesca e Aquicultura, as exportações da piscicultura tiveram um aumento de 48% em faturamento no terceiro trimestre de 2023, atingindo 6,7 milhões de dólares.

A tilápia, líder nas exportações, registrou um aumento de 28% em 2022, totalizando 23,2 milhões de dólares. Com os Estados Unidos representando mais de 80% das exportações, a demanda por embalagens eficientes torna-se crucial.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A Termotécnica, especializada em conservadoras Icebox fabricadas em EPS (isopor), atende a polos de produção de pescado nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia e São Paulo. As conservadoras oferecem controle preciso da temperatura, fundamental para manter os pescados frescos por mais tempo, sendo indicadas como embalagens secundárias leves, práticas e resistentes à umidade.

A empresa tem mais de 20 itens no portfólio para o segmento, com capacidade de até 240 litros, atendendo à necessidade de ampliar a validade e a qualidade dos produtos. Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, destaca a importância da sustentabilidade na escolha das embalagens, considerando a redução da pegada de carbono, a circularidade do material e a diminuição das perdas e desperdícios de alimentos.

As embalagens inteligentes Icebox não apenas contribuem para a segurança dos produtos durante o transporte, mas também prometem benefícios significativos nos custos logísticos, com redução de até 70% no peso total das cargas em comparação com outros materiais.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.