Coamo lidera ranking de exportações dos Portos do Paraná

A Coamo, cooperativa agropecuária com sede em Campo Mourão (PR), liderou o ranking de exportação nos Portos do Paraná em 2023.

Coamo lidera ranking de exportações dos Portos do Paraná

A Coamo, cooperativa agropecuária com sede em Campo Mourão (PR), liderou o ranking de exportação nos Portos do Paraná em 2023.

A cooperativa agrícola embarcou 3,65 milhões de toneladas de produtos agrícolas pelo Porto de Paranaguá, o que corresponde a 14,29% do total exportado pelo terminal.

Além de Paranaguá, a Coamo também exportou através dos Portos de Santos (SP), Antonina (PR), São Francisco do Sul e Imbituba (SC) e Rio Grande (RS).

A cooperativa exportou 4,76 milhões de toneladas, com faturamento de R$10,7 bi, o que equivale a 35% de suas receitas em 2023.

O presidente da cooperativa, Airton Galinari, afirma que a empresa investe no desenvolvimento do mercado externo desde a década de 1970.

“Percebemos que o potencial de crescimento da produção era grande e que acessar novos mercados seria essencial para escoar com rentabilidade aquilo que os cooperados decidissem comercializar”, diz.

Mercado externo

Galinari destaca que, em 2023, 53% da produção comercializada pela Coamo foi destinada ao mercado externo.

O Porto de Paranaguá é o principal caminho dessas exportações.

O diretor comercial da Coamo, Rogério Trannin de Mello, afirma que a exportação trouxe mais liquidez à comercialização dos produtos da cooperativa. “O cooperado pode acompanhar o mercado e escolher o melhor momento para precificar”, diz.

Os principais mercados das exportações da Coamo são a China, com a exportação de soja, e a Europa, com o farelo de soja. A cooperativa possui mercado em mais de 20 países espalhados por quatro continentes.

Para Galinari, o cooperativismo brasileiro tem sido uma alternativa eficiente para combater os problemas econômicos e está colaborando para o incremento dos resultados da balança comercial do país. “A Coamo está sempre ao lado dos seus cooperados e buscando as melhores soluções para o desenvolvimento das suas atividades”, conclui.