Produtores do Tocantins conhecem novidades biotecnológicas do setor

Cerca de 600 pessoas, entre produtores rurais e representantes de empresas do agro, participaram de um evento, nesta sexta-feira (12), em uma fazenda de 9 mil hectares na zona rural de Porto Nacional, no Tocantins, onde foram apresentadas novidades biotecnológicas do setor.

%%title%%

%%title%%

Cerca de 600 pessoas, entre produtores rurais e representantes de empresas do agro, participaram de um evento, nesta sexta-feira (12), em uma fazenda de 9 mil hectares na zona rural de Porto Nacional, no Tocantins, onde foram apresentadas novidades biotecnológicas do setor.

Everton Moreti, diretor comercial da Progresso Sementes comenta que o mercado possui produtos agregam nas lavouras:

“Nesse evento, nós, juntamente com as empresas parceiras de genética é, estamos trazendo, o que de melhor tem no mercado na atualidade e o que tem de inovação e lançamento para a próxima safra. então tem materiais aí podendo agregar até 45 por cento em cima do que já tem no mercado na atualidade.”, conta.

Ani Sanders, destaca que em eventos no campo é possível observar os resultados dos de diferentes sementes de soja.

“Essa aula de campo é uma vitrine, mostrando nosso portfólio, o potencial das variedades de soja, mostrando e vendo, e vendo como que elas estão aqui, reagindo a toda essa condição, ambiental.

Assim como nas outras regiões do Matopiba, o estado do Tocantins também é importante para a agricultura brasileira.

Queda na produção

Tecnologias que vão da semente até a colheita podem fazer a diferença para os produtores.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2023, foram produzidas 4.288.658 t de soja, no entanto, essa terra fértil também tem sofrido com as adversidades do clima.

Produtores, Tocantins, biotecnológicas, fazenda alto da serra, porto nacional, Soja, produção
Fazenda Alto da Serra, zona rural de Porto Nacional (TO) | Imagem: Guilherme Soares/Canal Rural BA

Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE, apontam no último prognóstico, que para 2024 a estimativa é de uma área plantada de 1.974.479 ha hectares em cereais, leguminosas e oleaginosas no Tocantins.

No entanto, de acordo com os produtores da região, a colheita não deve ser como na safra anterior, já que a chuva demorou para chegar em todo o Matopiba.

“Nós estamos preparados para uma quebra de até 20% dentro das nossas propriedades, então acredito que isso aí vai ser nível Brasil”, disse Cláudio Görgen, produtor rural.

Importância das plantas de cobertura

Os insumos biológicos podem melhorar a produtividade nas lavouras e diminuir impactos. O produtor Renato Schneider, afirma que utiliza biológicos e quer implantar em todas as propriedades.

“Com o advento da agricultura regenerativa os biológicos serão muito utilizados. Nós já temos uma biofábrica. Uma das fazendas é conduzida com bastante produto biológico. Estamos tentando fazer a transição para 100% biológico. Ainda estamos aprendendo. É uma tecnologia que está nova no mercado, mas com certeza é o futuro da agricultura. É a biotecnologia implantada na lavoura”, conta.

O pesquisador da Grower, Túlio Gonçalo, explica que é importante a participação do agricultor em eventos que possibilitam a apresentação de variedades e melhorias com base em estudos científicos.

Além disso, explica que uma das iniciativas que pode ajudar no enfrentamento de situações climáticas severas, é o uso de plantas de cobertura.

“Esse ano (2023) a gente passou por El Niño devastante a nível Cerrado. E ter o solo coberto foi importante. Só que assim, não é uma coisa simples, como cultivar soja, cultivar milho, existem todos os cuidados com a planta de cobertura também. Tanto para eu selecionar melhor planta que se adapta ao meu problema, quanto para eu cultivá-la de forma correta, que eu possa obter um máximo resultado possível.”, conclui.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!