Chuva e falta de manutenção em equipamentos causam cancelamentos de vôos em Macapá

Dois vôos foram cancelados na madrugada desta segunda-feira (15) no Aeroporto Internacional de Macapá.

Chuva e falta de manutenção em equipamentos causam cancelamentos de vôos em Macapá

Dois vôos foram cancelados na madrugada desta segunda-feira (15) no Aeroporto Internacional de Macapá. Um vôo da Latam e outro vôo da Azul, ambos procedentes de Belém, não conseguiram pousar e retornaram para a capital paraense.

O cancelamento dos vôos tem sido frequente durante os últimos dias em Macapá. O período chuvoso dificulta a operação de pousos e decolagens. Porém um fator tem sido determinante para esses cancelamentos: a falta de manutenção em equipamentos de vital importância para a segurança do vôo. Segundo fontes ouvidas pelo portal, o Aeroporto de Macapá vem funcionando exclusivamente em condições visuais pois o medidor de temperatura da pista encontra-se com defeito.

O Senador Randolfe Rodrigues, um dos passageiros afetados pelo cancelamento de vôos, gravou um vídeo e disse que vai representar a NOA, empresa concessionária dos aeroportos de Belém e Macapá, junto à ANAC. Segundo Randolfe “esta havendo uma das maiores faltas de respeito com o consumidor devido a privatização”. “Esta sendo recorrente, há duas ou três semanas o cancelamento frequente de vôos em Macapá” completou Randolfe.

Segundo a resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação (ANAC) em casos de cancelamento de vôos a empresa aérea tem o dever de solucionar a situação do cliente com uma das três formas a seguir: reembolso integral; acomodar o passageiro em outro vôo mediante pagamento de despesas; ou prestar o serviço através de outra modalidade transporte.