Raças hereford e braford têm crescimento de 11% em 2023

As raças de gado bovino hereford e braford apresentaram um crescimento de 11% nos registros no ano de 2023.

Raças hereford e braford têm crescimento de 11% em 2023


As raças de gado bovino hereford e braford apresentaram um crescimento de 11% nos registros no ano de 2023. Os dados foram divulgados nesta semana pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), que realizou mais de 47 mil registros de nascimento e definitivos ao longo do ano passado.

Segundo a entidade, foram mais de 29 mil nascimentos, alta de 14% em relação a 2022, enquanto nos definitivos o número ultrapassou 18 mil, uma elevação de 6%.

A associação de criadores informa que houve ampliação de registro de exemplares das duas raças em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Maranhão.

"Os criadores estão acreditando que animais registrados, principalmente em momentos de preços mais estáveis, realmente fazem a diferença na rentabilidade dos seus negócios”, afirma o presidente da associação, Eduardo Soares.

A ABHB também informa que foram emitidos mais de 2,5 mil certificados de produtos de cruzamento no ano de 2023, o que representa um crescimento de 62% em relação ao ano anterior. O documento isenta o pagamento do ICMS na saída de qualquer estado e é atribuído aos animais que possuem padrão racial hereford ou braford.