Polícia francesa vai acionar alerta máximo para passagem da tocha

A polícia francesa estará em alerta máximo para eventuais ameaças à rota do revezamento da tocha da Olimpíada de 2024, disse o ministro do Interior da França nesta segunda-feira, e os portadores serão protegidos por cerca de 100 policiais em uma bolha de segurança com medidas antidrone em ação.

"Fizemos uma checagem em todos os 11 mil portadores [da tocha] e nos mil substitutos e isso levou à exclusão de 13 pessoas do revezamento", revelou Gerald Darmanin, ministro do Interior da França, durante entrevista sobre segurança em Paris 2024 - Reuters/Sarah Meyssonnier/Direitos Reservados

O ministro do Interior, Gerald Darmanin, disse em entrevista coletiva que as ameaças de "terrorismo e protestos" durante o revezamento são significativas, citando "ativistas ambientais de extrema-esquerda" ou "islâmicos radicais" como potenciais fontes dessas ameaças.

"O revezamento da tocha atrai muita atenção da imprensa e o ministério está dando atenção especial porque ele pode ser alvo de atos maliciosos", afirmou. "Fizemos uma checagem em todos os 11 mil portadores [da tocha] e nos mil substitutos e isso levou à exclusão de 13 pessoas do revezamento."

A tocha será acesa em 16 de abril em uma cerimônia em Olympia, na Grécia, berço dos Jogos.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.