Mapa e Rússia discutem cooperação em agricultura sustentável em reunião virtual

Na quarta-feira (24), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representantes comerciais de três ministérios russos realizaram uma reunião bilateral virtual para discutir ações de cooperação voltadas para a promoção da agricultura sustentável.

Mapa e Rússia discutem cooperação em agricultura sustentável em reunião virtual

Na quarta-feira (24), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representantes comerciais de três ministérios russos realizaram uma reunião bilateral virtual para discutir ações de cooperação voltadas para a promoção da agricultura sustentável. Durante o encontro, ambos os países compartilharam experiências e modelos de políticas públicas bem-sucedidas relacionadas à baixa emissão de carbono, recuperação de áreas degradadas, inovação e digitalização na agricultura.

O vice-ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa, Mikhail Yurin, organizador do evento, destacou as semelhanças entre os dois países em termos de tamanho, características e riquezas naturais. Ele enfatizou o potencial significativo para expandir a cooperação econômica, ressaltando a importância de ações mutuamente benéficas.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Renata Miranda, recordou o encontro anterior em Sochi, em outubro do ano passado, e ressaltou a complementaridade entre Brasil e Rússia em termos de parcerias científicas, técnicas e econômicas.

O diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Bruno Brasil, apresentou as estratégias do Brasil para a agricultura de baixas emissões de gases de efeito estufa, destacando os pilares do Plano ABC+, que incluem a abordagem integrada da paisagem, adaptação às mudanças climáticas e práticas sustentáveis. Ele enfatizou a mitigação não apenas de carbono, mas também de metano e óxido de nitrogênio na agropecuária.

O secretário adjunto da SDI, Pedro Neto, explicou a conversão de áreas degradadas no Brasil, alinhada ao compromisso nacional de atingir o desmatamento zero até 2030. Neto destacou o interesse brasileiro na cooperação para o fornecimento de fertilizantes pela Rússia.

A reunião contou com a participação de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Econômico e da Agricultura da Federação Russa, reforçando o compromisso conjunto de promover práticas agrícolas sustentáveis e impulsionar a cooperação bilateral nesse setor crucial para ambos os países.