STF e Exército firmam parceria histórica para impulsionar a sustentabilidade ambiental

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva, celebraram um marco na história das instituições ao assinarem um acordo de cooperação técnica voltado para a implementação de projetos sustentáveis no âmbito ambiental.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva, celebraram um marco na história das instituições ao assinarem um acordo de cooperação técnica voltado para a implementação de projetos sustentáveis no âmbito ambiental. A parceria, que terá duração de 60 meses, não acarretará custos adicionais ao Tribunal.

O ponto central do acordo consiste na elaboração de um projeto executivo para a instalação de uma usina de energia fotovoltaica nas dependências do STF, com a consultoria estratégica do Exército, que já mantém usinas solares em diversas localidades pelo país.

Para o ministro Luís Roberto Barroso, essa iniciativa representa um passo significativo na direção de contribuir para a mitigação dos efeitos do aquecimento global, utilizando fontes de energia limpas e sustentáveis.

Em sua declaração, Barroso destacou a relevância global das questões climáticas, afirmando que “a mudança climática, o aquecimento global e as emissões de carbono são as grandes questões definidoras do nosso tempo”.

A expectativa é que a energia solar gerada pela usina possa cobrir uma parte substancial do consumo energético do STF. Além disso, Barroso ressaltou que esta iniciativa se alinha a outros esforços já em andamento, como o plantio de árvores e a redução do uso de garrafas plásticas, todos visando à adoção de práticas mais sustentáveis.

O general Tomás Paiva, comandante do Exército Brasileiro, enfatizou a sinergia entre as instituições ao afirmar que o acordo reflete a preocupação conjunta em contribuir para temas relevantes. Ele destacou ainda a importância do diálogo “de maneira republicana e democrática para crescermos como país”.

O acordo prevê uma troca de conhecimentos entre as instituições, com o Exército contribuindo com expertise em metodologias e sistemas de engenharia de construção, gestão de obras, projetos ambientalmente sustentáveis e capacitação de pessoal. Por sua vez, o STF compartilhará seu conhecimento na área de sustentabilidade, fornecendo treinamento em legislação ambiental e normas relacionadas à sustentabilidade, além de incentivar a implementação de planos ambientais sustentáveis em outros órgãos da administração pública.

Essa parceria estratégica entre o STF e o Exército Brasileiro sinaliza um compromisso conjunto com a preservação ambiental e o impulso à sustentabilidade, representando um exemplo para outras instituições públicas no Brasil.

Redação, com informações do STF