Cooperativa feminina transforma quintais produtivos em exemplos de sucesso

A Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coomafes), composta por 102 mulheres, de Valença, na região do Baixo Sul da Bahia, é mais um exemplo de destaque no cooperativismo, independência e autonomia na agricultura.

divulgacao-car-coomafes-1

divulgacao-car-coomafes-1

A Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coomafes), composta por 102 mulheres, de Valença, na região do Baixo Sul da Bahia, é mais um exemplo de destaque no cooperativismo, independência e autonomia na agricultura.

Elas produzem e comercializam diversos produtos, entre os in natura, como hortaliças, frutas, raízes e verduras, e os processados, a exemplo da massa de aipim e de puba, coco ralado, aipim congelado, beijus e biscoitos de diversos sabores.

De acordo com o governo do estado da Bahia, evolução da Coomafes foi possível graças aos investimentos na construção de 20 quintais produtivos.

Galinheiros, hortas e sistemas de irrigação incrementaram a produção das mulheres agricultoras.

Cooperativa feminina, baixo sul, agricultura familiar, coomafes, Valença, produtos
Presidente da Coomafes, Maria Joselita Santos | Foto: Divulgação/CAR

Segundo a presidente da Coomafes, Maria Joselita Santos, mais conhecida como Branca, os recursos foram fundamentais não só para a evolução financeira das mulheres.

"A gente criou essa cooperativa para mostrar o potencial das mulheres. Então, o nosso propósito não é voltado só para a parte comercial, mas também para o desenvolvimento da pessoa”, conta.

Alimentos para o PNAE

De acordo com a presidente, a cooperativa fornece alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nos municípios de Cairu e Aratuípe.

Ainda sengundo ela, a entidade conseguiu recursos de R$ 600 mil esse ano para o combate à fome, via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A agricultora Maria Leandra Conceição, uma das beneficiárias dos quintais, comemora os avanços na propriedade.

"Hoje, eu estou muito feliz porque eu olho o fundo da minha casa e vejo a minha plantação crescer junto com as galinhas. Além disso, hoje eu não sofro mais com os atravessadores porque eu vendo a um valor justo ao PAA e, na data certa, o meu dinheiro cai. Essa oportunidade mudou muito a minha vida", comenta Maria Leandra.

Comercialização

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), além dos mercados institucionais, as mulheres da Coomafes, também garantem suas vendas na Feira da Agricultura Familiar protagonizada por elas.

A feira acontece todas às sextas-feiras, a partir das 6h, no pátio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) do Baixo Sul, localizado em Valença, com o apoio da CAR.

Além disso, para alcançar outro nicho de mercado, a Coomafes, conseguiu adquirir novas embalagens, que deixaram os produtos mais atrativos para os consumidores.

embalagens, comercialização, Cooperativa feminina, baixo sul, agricultura familiar, coomafes, Valença, produtos
Foto: Divulgação/CAR

Agora, os produtos possuem as informações essenciais como a tabela nutricional, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o código de barras e o Selo da Agricultura Familiar.

Contudo, isso foi possível após à cooperativa feminina receber apoio no edital Dinamização Produtiva de Empreendimentos Solidários Liderados por Mulheres, lançado pela CAR, em parceria com a Secretaria de Política para Mulheres (SPM).

Colaboradora da cooperativa, Denise de Jesus, conta que a oportunidade de emprego, mudou a vida. “Antes da cooperativa era muito difícil e eu não podia nem dar um presente para a minha mãe e meus filhos. Hoje, eu consigo presenteá-los. O meu sentimento é de gratidão", finalizou Denise.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!