SEPROR visita Banco de Alimentos em Brasília para tratar de políticas públicas para redução de desperdício

Pautas relacionadas às políticas públicas do setor primário sustentável e exportação de peixes ornamentais também farão parte das agendas institucionais do titular da Sepror

(FOTOS: Gilvanete Costa/Serfi)

(FOTOS: Gilvanete Costa/Serfi)

BRASÍLIA - O titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) do Amazonas, Daniel Borges e a Secretária Executiva da Pasta, Larissa Arouck Monteiro França visitaram, nesta terça-feira (20/02), o Banco de Alimentos, das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Os secretários foram recebidos pelo diretor de segurança alimentar e nutricional de Alimentos da Ceasa, Miro Gomes, para tratar sobre políticas públicas para a redução de desperdício de alimentos.


Na ocasião, os secretários conheceram a estrutura do Banco de Alimentos, sediado na Ceasa-DF, que atua como um instrumento público para reduzir o desperdício de alimentos e operacionalizar políticas públicas de abastecimento social e segurança alimentar e nutricional.

Borges aproveitou a oportunidade para destacar a atuação do Programa Estadual de Combate ao Desperdício (Pcodepa), desenvolvido pela Sepror e que vem executando ações para a redução do desperdício de alimentos e no fomento de práticas sustentáveis no Amazonas, implementadas pelo governador, Wilson Lima em 2019.

"Foi uma agenda muito positiva, para falarmos dessas iniciativas que demonstram um trabalho social que incentiva a conscientização sobre o combate ao desperdício de alimentos e a insegurança alimentar, em especial impulsiona a agricultura familiar. O Banco de Alimentos é referência para melhorarmos cada vez mais o nosso programa estadual", destacou Daniel.


Sobre o programa estadual

Em 2023, a Sepror arrecadou mais de 350 toneladas de alimentos que beneficiaram, aproximadamente, 65 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, de 248 instituições socioassistenciais cadastradas, contribuindo para a segurança alimentar dessa população.

As coletas de alimentos são realizadas em feiras e supermercados de Manaus, que não foram comercializados e seriam descartados, mas que ainda mantêm todos os seus valores nutricionais.

Agenda em Brasília

O titular da Sepror, Daniel Borges e a Secretária Executiva da Pasta, Larissa Arouck Monteiro França visitaram também, na manhã desta terça-feira (20/02), a Secretária de Relações Federativas e Internacionais, Inês Carolina Simonetti. O encontro aconteceu na sede da Serfi.

Na ocasião, as pautas foram relacionadas ao desenvolvimento da agricultura, da pecuária, atividade florestal, pesca e aquicultura do estado do Amazonas, além da criação de políticas públicas para a promoção da qualidade de vida dos homens e mulheres do campo e apoio para a captação de recursos para as atividades agropecuárias.


O titular da Sepror, Daniel Borges cumprirá outras agendas institucionais no Fórum do Confea que vai promover debates sobre reforma tributária, saneamento básico, agronomia, habitação, desenvolvimento urbano e infraestrutura e no Ministério da Pesca e Aquicultura.

Nesta quarta-feira (21/02), Daniel Borges participará como painelista do Fórum de Políticas Públicas, na temática Agronomia, fazendo parte da programação do 13º Encontro de Líderes, promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O evento marca também, como primeiro com participação do novo presidente da autarquia, Vinicius Marchese, eleito no mês de novembro para o triênio 2024-2026.

Na quinta-feira (22/02), o titular da Sepror participará da agenda relacionada ao desenvolvimento rural sustentável do Amazonas com foco às exportações de peixes ornamentais e o fortalecimento do manejo do pirarucu e da piracatinga, na Esplanada dos Ministérios, com o ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula.