Emissão de visto americano para brasileiros bate recorde em 2023

.

Emissão de visto americano para brasileiros bate recorde em 2023
Brasil é o terceiro país que mais recebeu vistos para os Estados Unidos, e o posto diplomático de São Paulo é o terceiro maior emissor do mundo. Multidão aguarda a chegada de 2024 na Times Square, em Nova York

REUTERS/Andrew Kelly

As emissões de visto dos EUA para brasileiros na modalidade de turismo e negócios (também conhecido como B1/B2) bateram recorde em 2023, segundo dados da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Esse modelo já corresponde a 94,4% de todos os vistos americanos emitidos no ano passado para os brasileiros.

No ano passado, os cinco postos diplomáticos no país (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife) emitiram 1.125 milhão de vistos.

Olhando os números absolutos, considerando brasileiros que estão em outros países e que solicitaram lá o visto americano, esse número sobe para 1.158 milhão.

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais recebeu vistos dos EUA em 2023. O país só ficou atrás do México e da Índia. A China e a Colômbia completam o ranking dos 5 países com mais vistos concedidos, segundo um levantamento da consultoria Viva América que a GloboNews e o g1 tiveram acesso com exclusividade.

São Paulo é hoje a terceira cidade que mais emite visto americano no mundo. Respectivamente, ela só fica atrás de Monterrey e Cidade do México, ambas no México.

Vistos concedidos para os EUA em 2023, por país (números absolutos):

México: 2,5 milhões

Índia: 1,4 milhão

Brasil: 1,158 milhão

China: 539 mil

Colômbia: 491 mil

Visto americano de 'casamento' cresceu 82,1%

Placa Welcome to fabulous Las Vegas, Nevada

Grant Cai/Unsplash

Dentre as modalidades de visto concedidos a cidadãos brasileiros em 2023, uma que também registrou um crescimento considerável foi a P-3, voltada para artistas que vão aos EUA temporariamente para performar, ensinar ou treinar, individualmente ou em grupo.

Houve 191,8% de aumento nas emissões. Foram 216 autorizações no ano passado, após 74 autorizações no ano de 2022.

O levantamento da consultoria também aponta crescimento de 82,1% nas emissões da modalidade de visto K-1. Este é um tipo exclusivo para noivos estrangeiros de cidadãos americanos, para que eles viajem aos EUA para se casar.

Uma ressalva apontada pelo levantamento é que algumas dessas uniões podem ocorrer apenas com a finalidade de fazer com que o imigrante entre nos EUA, sendo desfeitas pouco tempo depois que o estrangeiro consegue obter a residência permanente.

O custo para a emissão de um visto para os EUA varia, de acordo com o tipo solicitado. A modalidade de visto de turismo e negócios, hoje, tem uma taxa de US$ 185, aproximadamente R$ 917. O mesmo preço vale para quem solicita visto para fazer tratamento de saúde nos EUA.

Após a concessão do visto, se houver necessidade de envio do passaporte pelos Correios à residência do solicitante, esse custo também é repassado à pessoa.

Fuga de cérebros para os EUA

O levantamento da consultoria ainda afirma que a indústria turística dos EUA está em pleno vapor e também que políticas governamentais têm estimulado a contratação de mão-de-obra estrangeira.

Isso aponta para uma migração de mão-de-obra qualificada a partir de países como o Brasil para abastecer o mercado de trabalho norte-americano, a chamada "fuga de cérebros".

"Os EUA passam por um momento em que milhões de vagas por profissionais altamente qualificados estão disponíveis no mercado. Podemos analisar que, nos últimos anos, o Brasil tem batido recorde de green cards emitidos aos brasileiros", diz Rodrigo Costa, presidente da Viva América.

"É algo que precisamos se preocupar, mas entendemos que, a partir do momento que indicadores econômicos possam melhorar — e já podemos observar isso — e que políticas públicas mais adequadas forem implementadas, a tendência é que parte desses profissionais sejam retidos no Brasil", completa.

Vagas de trabalho para profissionais das áreas de administração, engenharia, ciência da computação, economia, propaganda e marketing são normalmente ofertadas pelos EUA, que concedem a residência permanente aos estrangeiros dispostos a trabalhar e viver no país.

LEIA TAMBÉM:

Como tirar visto americano de turismo; veja VÍDEO

Passaporte: saiba como solicitar, prazo para emissão, taxa e documentos obrigatórios

Quem pode solicitar passaporte de emergência para a Polícia Federal?

Como tirar o visto de turismo para os EUA

Como tirar o visto de turismo para os EUA

Como renovar o visto para os EUA

Como renovar o visto para os EUA

Veja como tirar o passaporte

Veja como tirar o passaporte