PRF prende coiotes e imigrantes cubanos ilegais no Oiapoque

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) impediu, pela terceira vez em dez dias, a migração ilegal de estrangeiros no Amapá.

PRF prende coiotes e imigrantes cubanos ilegais no Oiapoque

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) impediu, pela terceira vez em dez dias, a migração ilegal de estrangeiros no Amapá. A ação ocorreu na madrugada desta quarta-feira (28) durante fiscalização de rotina, em frente a Unidade Operacional do município de Oiapoque, no Km 810 da BR 156.


De acordo com informações, as equipes prenderam uma pessoa acusada de fazer o transporte irregular de estrangeiros – chamados de "coiotes" –, e duas pessoas por porte ilegal de arma de fogo e munições.


Na primeira ocorrência, os policiais abordaram um veículo com excesso de lotação, e constataram que os ocupantes eram cubanos que entraram ilegalmente no Brasil. Eles confessaram que passaram por Suriname e Guiana Francesa, depois atravessaram de catraio para Oiapoque.


"O motorista contou que o catraieiro os encaminhou a ele. Diante disso, o mesmo foi enquadrado pelo crime de entrada clandestina de estrangeiros no território nacional", disse Jean Pantoja da PRF.
Os estrangeiros foram conduzidos à Polícia Federal (PF) para os procedimentos administrativos e policiais cabíveis.


Na segunda abordagem, os policiais encontraram atrás do banco de um veículo, uma coronha de uma arma de fogo e resolveram fazer uma busca mais detalhada, onde acabaram encontrando duas espingardas, sendo uma calibre 12 e uma calibre 32, além de 14 munições.


O motorista e o passageiro foram detidos e encaminhados à Polícia Civil (PC), onde foram enquadrados por porte ilegal de arma de fogo e munição.