Assembleia Legislativa do Amapá celebra o Dia da Mulher com homenagens

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou uma sessão solene na manhã desta quarta-feira (6).

Assembleia Legislativa do Amapá celebra o Dia da Mulher com homenagens

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou uma sessão solene na manhã desta quarta-feira (6). O evento, iniciativa das deputadas Alliny Serrão, Aldilene Souza, Dayse Marques, Edna Auzier, Liliane Abreu, Telma Nery e Zeneide Costa, através do requerimento nº 0151/2024, foi palco de homenagens e do lançamento da versão atualizada do Código Amapaense da Mulher.

A solenidade reuniu mulheres de diversas instituições do Estado, como Ministério Público, OAB, Tribunal de Justiça, Secretaria de Saúde e Defensoria Pública, contando ainda com a presença dos deputados Jory Oeiras e Jesus Pontes, além de autoridades de municípios do interior. A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi abrilhantada musicalmente pelo grupo Pagodelas, o único grupo de pagode feminino do Estado. Após a execução dos Hinos Nacional e do Amapá, interpretados pelas cantoras Dalva Braga e Fernanda Navegante, a deputada Alliny Serrão, presidente da sessão, expressou sua satisfação em receber as homenageadas.

“É com muita alegria que acolhemos essas mulheres empoderadas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada do Amapá. A Assembleia Legislativa se honra em recebê-las em nosso plenário neste dia tão importante. O Dia Internacional da Mulher nos convida a uma profunda reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, e nossa luta por igualdade precisa ser constante. Sejam bem-vindas e aproveitem as homenagens, todas muito merecidas”, disse a deputada.

Alliny Serrão também destacou que a data simboliza as lutas e conquistas femininas ao longo dos anos. “Entendo que todos nós devemos ter oportunidades de ter uma vida livre, de qualidade e bem-sucedida. É assim que deve ser. Nesta manhã, o plenário da Alap está repleto de mulheres inspiradoras que fazem a diferença no Amapá”, afirmou.

Além da presidente da Alap, compuseram a mesa a juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Amapá, Marina Lustosa, representante do presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho; a procuradora de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Cei; a procuradora de Justiça, representando o MP-AP, Maria do Socorro Milhomem Monteiro Moro; a deputada estadual Edna Auzier, 1ª secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amapá e procuradora da Mulher na Alap; a deputada Liliane Abreu, 4ª secretária da Mesa Diretora da Alap e presidente da Escola do Legislativo da Casa; a deputada estadual Aldilene Souza; a deputada Dayse Marques; a designer de moda, CEO e Founder da Zwanga Africano Fashion e criadora do Afroperiferia Fashion, representando a sociedade civil, Rejane Soares; e a subdefensora Pública-Geral do Amapá, Elena Rocha.