PEIXE GIGANTE é encontrado em fazenda de camarões no Nordeste

O canal de abastecimento, onde o mero foi achado, possui 23 km de extensão e 8 metros de profundidade.

PEIXE GIGANTE é encontrado em fazenda de camarões no Nordeste

RIO GRANDE DO NORTE - Um peixe da espécie mero (Epinephelus itajara), pesando cerca de 200 kg, foi encontrado já morto em uma fazenda de produção de camarão localizada em Pendências, região oeste do Rio Grande do Norte, na última terça-feira (5).

O tamanho do peixe (veja no vídeo abaixo) é espantoso. De acordo com o engenheiro de pesca da fazenda, Ítalo Mendes, essa espécie é comum em águas profundas e pode ter entrado pelo canal de abastecimento dos tanques ainda filhote. "Existem outros peixes no canal, mas a gente nunca tinha visto um desse tamanho. Nunca tinha acontecido isso aqui", disso.

O canal de abastecimento, onde o mero foi achado, possui 23 km de extensão e 8 metros de profundidade. A estrutura tem cerca de 20 anos. "Não temos como dizer quanto tempo ele passou aqui", afirmou o engenheiro de pesca ao portal g1.



O mero, que também conhecido por outros nomes – como canapu, bodete, badejão, merete e merotem – pode mesmo atingir um porte assustador e viver pode décadas. Quando adultos, os exemplares da espécie chegam a pesar entre 250 kg a 400 kg e medir até três metros de comprimento, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil).

Ou seja, o exemplar encontrado na fazenda de camarão no Nordeste está dentro dos padrões para a espécie.

Ítalo Mendes sugere que a morte do peixe, que estava em estado de decomposição quando encontrado, possa ter sido causada pela falta de oxigênio, devido à alta densidade de camarões no tanque. Outra possibilidade é que ele possa ter ficado preso em algum ponto e acabou morrendo sem poder se alimentar.

Espécie ameaçada de extinção

O mero está na lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. A captura de exemplares foi proibida pela primeira vez pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio de uma portaria de 2002.

Em 2015, o Ministério da Pesca prorrogou a proibição da pesca do mero, por um prazo que expirou no ano passado.