Iniciativa da Cotrijal qualifica mulheres para administração de propriedade rurais

Em entrevista ao Mercado & Companhia, Águeda Kunz, produtora da cidade vizinha de Tapera (RS), compartilhou sua inspiradora trajetória no agronegócio.

Iniciativa da Cotrijal qualifica mulheres para administração de propriedade rurais

Em entrevista ao Mercado & Companhia, Águeda Kunz, produtora da cidade vizinha de Tapera (RS), compartilhou sua inspiradora trajetória no agronegócio. Em uma conversa com a apresentadora Eliza, Águeda destacou como sua história no campo começou cedo, aos 16 anos, quando seu pai, um agricultor, a introduziu às atividades rurais.

“Eu gosto muito de estar no meio do agro. Participava da ordenha de leite e operava maquinário agrícola. Tudo isso foi agregando conhecimento e experiência à minha vida. Hoje, faço parte da gestão da minha fazenda e estou envolvida em um trabalho de sucessão familiar, produzindo grãos como soja, milho e trigo, além de ser produtora de semente de soja para a Cotrijal”, compartilhou Kunz.

A agricultora também ressaltou a importância da sucessão familiar e como tem buscado passar suas experiências para seus filhos. Águeda é uma das protagonistas do programa “Mais Elas”, iniciativa da Cooperativa Cotrijal, que visa qualificar e encorajar as mulheres a assumirem seus papéis de liderança nas propriedades rurais.

Elisa destacou o papel fundamental da Cotrijal, que há mais de três décadas fortalece a participação das mulheres no agronegócio e no cooperativismo. O programa “Mais Elas” abrange 53 municípios em oito regiões distintas, enfrentando o desafio de atingir diferentes realidades.

“A busca por cursos técnicos, capacitações em gestão e comunicação não violenta tem sido crescente. Além disso, realizamos eventos como dias de campo para abordar temas técnicos e de gestão, proporcionando trocas valiosas entre as participantes”, afirmou Kunz.

O programa, que surgiu como resposta às necessidades identificadas em um diálogo com as agricultoras, tem se destacado na qualificação e no empoderamento das mulheres no campo. A Cotrijal também realiza o Encontro da Mulher, que neste ano celebrará sua 29ª edição em outubro.

Ao final da entrevista, Águeda expressou seu agradecimento à Cotrijal e parabenizou todas as mulheres envolvidas no agronegócio. Uma reportagem sobre o avanço das mulheres no mercado de trabalho no setor agrícola foi apresentada, ressaltando a importância da qualificação para o progresso contínuo das mulheres no agronegócio.

Mulheres no Agro: histórias de determinação e paixão pela Terra

Luciana Kayser, produtora rural na cidade de Rio Pardo (SP), compartilhou sua inspiradora jornada no setor agrícola. Kayser, que inicialmente não tinha o agronegócio como sonho, hoje é uma apaixonada agricultora, cultivando soja, trigo e cuidando de gado.

Há quatro anos, Luciana assumiu integralmente a gestão administrativa da propriedade, enfrentando desafios significativos, incluindo uma safra devastada pela seca. “A média foi de 12 [sacas] por hectare, não tinha como pagar os arrendamentos. Tudo foi negociado com muita conversa, humildade, aprendizado e força de vontade”, compartilhou Kayser.

A produtora também destacou sua participação ativa em vistorias e aprendizados sobre as nuances da agricultura, desde lidar com condições climáticas até entender pragas e doenças. Kayser ressaltou a importância de uma rede de apoio sólida e expressou sua sorte em contar com pessoas que a ajudam e a apoiam em sua trajetória.

Luciana Kayser reconhece o papel crucial que desempenha como mulher no agronegócio, superando desafios de conciliar a gestão administrativa com as atividades no campo e a responsabilidade em casa, cuidando dos filhos. “Trabalho pelos meus filhos, quero ensinar isso para eles, dar