Investigação de tentativa de golpe deve ter "encaminhamento judicial" neste semestre, diz Gilmar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse acreditar que deve haver algum tipo de "encaminhamento judicial" ainda este semestre sobre a minuta golpista que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse acreditar que deve haver algum tipo de "encaminhamento judicial" ainda este semestre sobre a minuta golpista que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. As declarações foram durante entrevista exclusiva à CNN.

O decano anunciou que a Polícia Federal (PF) está prestes a encaminhar o que pode ser considerado um inquérito final sobre uma investigação sensível e de grande importância para o país. A partir desse documento, caberá à Procuradoria-Geral da República (PGR) avaliar se as denúncias serão formalmente apresentadas ou não.

Uma das questões mais alarmantes destacadas pelo Ministro é a existência de depoimentos de participantes de reuniões que supostamente planejavam um golpe de Estado no Brasil. Esses testemunhos são considerados “extremamente graves” para a investigação, segundo Mendes.

Ele ressaltou a importância desses relatos, enfatizando que são provenientes de indivíduos que estiveram presentes nas reuniões e tiveram acesso a documentos que detalhavam os planos golpistas, incluindo minutas.

Mendes expressou sua expectativa de que, ainda neste semestre, haja algum tipo de encaminhamento judicial relacionado a essa questão, evidenciando a seriedade e a urgência do assunto.

Paralelamente, a CNN obteve antecipadamente depoimentos de ex-comandantes das Forças Armadas que mencionavam uma tentativa de golpe de Estado supostamente liderada pelo ex-presidente e seus aliados. Até o momento, a defesa do presidente Jair Bolsonaro não se pronunciou sobre as acusações feitas pelos ex-comandantes.

Redação, com informações da CNN