RIO DE JANEIRO registra sensação de calor de 60,1ºC e clima faz aumentar casos de dengue

A sensação térmica leva em consideração não apenas a temperatura, mas também a umidade relativa do ar. Uma associação de temperaturas elevadas e alta umidade gera aumento da sensação térmica.

RIO DE JANEIRO registra sensação de calor de 60,1ºC e clima faz aumentar casos de dengue

RIO DE JANEIRO - A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (16), sensação térmica recorde de 60,1ºC. Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, o registro foi feito na Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, às 10h20.

O recorde anterior da cidade havia sido registrado na mesma estação, em 18 de novembro do ano passado (59,7ºC). A sensação térmica leva em consideração não apenaa doença s a temperatura, mas também a umidade relativa do ar.

Uma associação de temperaturas elevadas e alta umidade gera aumento da sensação térmica.

A prefeitura do Rio de Janeiro recomenda que as pessoas se hidratem e evitem exposição prolongada ao sol.

Enquanto isso, casos de dengue aumentam fazendo do Rio de Janeiro a cidade mais quente e doente do Brasil. O aumento de doenças na cidade do Cristo Redentor aconteceu após o carnaval, quando o povo deixou de lado as precauções e abusou dos aglomerados sem nenhum mede de ser mais uma vítima.


DOENÇAS ATUAIS NO RIO DE JANEIRO

No Rio de Janeiro, há uma variedade de doenças e agravos que afetam a população.

  1. Dengue:

  2. Doenças Cardiovasculares:

    • As doenças do coração, como doença coronariana, doença cerebrovascular e doença arterial periférica, são preocupações significativas. Essas condições afetam os vasos sanguíneos e o coração.
  3. Hanseníase:

    • A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. O Rio de Janeiro monitora casos dessa doença. A doença era conhecida como lepra, e é considerado um dos males mais antigos e vitimar a humanidade, sendo citada inclusive em textos bíblicos.
  4. Doenças Transmitidas por Vetores:

    • Além da dengue, outras doenças transmitidas por mosquitos, como chikungunya e zika, também são relevantes na região.
  5. Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs):

    • Essas incluem hipertensão arterial, diabetes, doenças respiratórias crônicas e câncer. São responsáveis por um grande número de mortes e impactam a saúde pública.
  6. Mortalidade Geral:

    • O monitoramento da mortalidade no Rio de Janeiro abrange várias causas, incluindo doenças, acidentes e outras condições.

Para obter informações detalhadas e atualizadas sobre essas doenças, recomendamos consultar o Observatório Epidemiológico da Cidade do Rio de Janeiro (EpiRio), que oferece dados estratégicos e materiais técnicos.

Mantenha-se informado e siga as orientações das autoridades de saúde para prevenção e controle dessas enfermidades.

(Informação produzida com auxílio da Inteligência Artificial)