Golpe de falsos advogados em aplicativos se multiplica no país

Esquema criminoso envolvendo falsos advogados se multiplica em todo país.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Esquema criminoso envolvendo falsos advogados se multiplica em todo país. Não é de hoje que inúmeras tentativas de golpe são aplicadas em diversas áreas de atuação, sendo o ramo da advocacia um dos que mais têm sofrido ataques.

De acordo com o TRF-3, há casos em que os criminosos se passam como membros dos escritórios de advocacia e afirmam ser necessária a realização de depósito bancário, referente a supostas certidões negativas ou custas processuais, como condição para a efetiva liberação de crédito em nome do credor.

Da mesma forma, o TRF alerta os jurisdicionados para as tentativas de golpe no recebimento de precatórios, emitidos a clientes de advogados que atuam em processos da Justiça Federal. No golpe dos precatórios, a ação dos criminosos é muito semelhante.

Segundo denúncias, os estelionatários apresentam documentos, via WhatsApp, assinados supostamente por advogados, procuradores, desembargadores e servidores do Poder Judiciário, em que informam a liberação antecipada do valor do precatório, mediante o depósito de quantia para pagamento de custas, via Pix.

Porém, nenhum valor é cobrado pelos Tribunais de Justiça para a liberação das parcelas e nem tão pouco para o pagamento do saldo do precatório.

Com informações do TRF-3