EUA processam Apple por monopólio ilegal no mercado de smartphones

.

EUA processam Apple por monopólio ilegal no mercado de smartphones
Departamento de Justiça alega que a bigtech usa o seu poder de mercado para lucrar em cima dos consumidores. Apple afirma que, se o processo for bem-sucedido, a 'capacidade' da companhia de 'criar o tipo de tecnologia que as pessoas esperam' será prejudicada. Apple iPhone 15 Pro Max

Divulgação

O Departamento de Justiça dos EUA e mais quinze estados americanos processaram nesta quinta-feira (21) a Apple, alegando que a empresa monopolizou os mercados de smartphones.

A Apple se junta a uma lista de grandes empresas de tecnologia processadas pelos reguladores dos EUA, incluindo Google, Meta e Amazon nas administrações do ex-presidente Donald Trump e do presidente Joe Biden.

"Os consumidores não deveriam ter que pagar preços mais altos porque as empresas violam as leis antitruste", disse o procurador-geral Merrick Garland em comunicado. "Se não for contestada, a Apple apenas continuará a fortalecer o seu monopólio dos smartphones."

O Departamento de Justiça, que também se juntou ao Distrito de Columbia no processo, alega que a Apple usa seu poder de mercado para obter mais dinheiro de consumidores, desenvolvedores, criadores de conteúdo, artistas, editores, pequenas empresas e comerciantes.

A ação civil acusa a Apple de monopólio ilegal sobre smartphones mantido pela imposição de restrições contratuais e pela retenção de acesso crítico aos desenvolvedores, detalhou a agência de notícias Reuters.

"Este processo ameaça quem somos e os princípios que diferenciam os produtos da Apple em mercados ferozmente competitivos. Se for bem sucedido, prejudicaria a nossa capacidade de criar o tipo de tecnologia que as pessoas esperam da Apple – onde hardware, software e serviços se cruzam", afirmou a Apple, em um comunicado.