ONU alerta para iminência de conflito devastador no Oriente Médio

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou para a iminência de um conflito devastador no Oriente Médio durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, neste domingo (14).

ONU alerta para iminência de conflito devastador no Oriente Médio

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou para a iminência de um conflito devastador no Oriente Médio durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, neste domingo (14). Guterres liderou coordenou a reunião de emergência na entidade após o ataque do Irã a Israel. Ele pediu contenção e destacou a necessidade de evitar a escalada de confrontos militares na região. O secretário-geral ressaltou que os civis já estão sofrendo as consequências e que é fundamental recuar do abismo para preservar a paz e a segurança regionais e globais. Outros pontos destacados por Guterres foram importância da comunidade internacional para evitar uma escalada entre o Irã e Israel, alcançar um cessar-fogo em Gaza e garantir a libertação dos reféns mantidos pelo grupo islâmico Hamas, além da necessidade de prevenir uma deterioração da situação na Cisjordânia.

O embaixador israelense na ONU, Gilad Erdan, afirmou que o Irã representa uma grave ameaça à segurança global e que é crucial deter as ambições perigosas do país. Ele ressaltou a importância de conter as ações iranianas para evitar um cenário de guerra na região. O Irã justificou o ataque de sábado como ato; de retaliação pelo bombardeio do seu consulado em Damasco – Israel insistiu que tem o direito de resposta aos ataques iranianos.

*Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA