UFT passa a emitir diplomas digitais para cursos de graduação

UFT passa a emitir diplomas digitais para cursos de graduação
Ideia é tornar o processo de emissão do diploma mais rápido e facilitar a verificação da autenticidade. Quem quiser a versão impressa passa a ter que pagar uma taxa. UFT passa e emitir diplomas digitais

Reprodução/TV Anhanguera

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) começou a disponibilizar diplomas dos cursos de graduação em formato digital. A ideia do novo serviço é tornar o processo de emissão do diploma mais rápido e facilitar a verificação da autenticidade do documento. Quem quiser a versão impressa passa a ser obrigado a pagar uma taxa.

"A automatização de determinados procedimentos faz parte das propostas de inovações para garantir a eficiência dos serviços prestados aos usuários, com comodidade, segurança e transparência. O próximo passo, será estender a solução para a pós-graduação", disse a diretora de Registro e Controle Acadêmico, Daniella Nascimento.

O diploma digital tem validade em todo o território nacional. Caso o formado queira obter a versão impressa, deverá pela emissão. O valor ainda não foi divulgado.

O formato digital terár três arquivos: um em formato .xml (sigla em inglês para “Extensible Markup Language”) do Histórico Escolar; um arquivo no formato .xml do Diploma; e um arquivo em formato .pdf com a representação visual do Diploma, com QR Code e Código de Validação.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.